Rondônia Virtual

Trending

Sem título


O DIA NA HISTÓRIA
19.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt/Rondon pela Amazônia.
 
1921 – O major Salustiano Corea, assume a interventoria do município (MT) de Santo Antônio do Rio Madeira, até a posse do prefeito a ser eleito em agosto.

1946 – Em Guajará-Mirim o governador Joaquim Vicente Rondon repete o discurso feito na capital”: “Temos de diversificar a economia como forma de fortalecer o Território”.

1946 – Jornal O Globo noticia ter o presidente Eurico Dutra a pretensão de criar um departamento no Governo Federal, específico para assuntos dos Territórios.

19 – 1956 – A diretoria do Aéreo Clube de Porto Velho comunica: todos animais encontrados pastando no campo de pouso do Caiari serão abatidos, conforme norma de Proteção ao Voo do DAC.

1985 – O PDS, um dos membros da coligação der apoio ao governador Angelo Angelin (PMDB), propõe uma trégua de 90 dias em relação ao governo estadual.

1990 – As delegacias da capital estão superlotadas, com mais que o dobro de presos por cela, e policiais civis reclamam de dupla função, a investigação e a guarda de presos.

HOJE É

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
Católicos celebram Pentecostes, Santa Maria Bernarda, São Dunstano (também por Ortodoxos e Anglicanos).

BRASIL

1975 – Nasce Delma Gonçalves, a “Pretinha, um dos grandes nomes do futebol feminino. 2006 – O alpinista Vitor Negrete morre horas depois de ser o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest.

MUNDO

1935 - O arqueólogo britânico, soldado, estudioso e escritor Thomas Edward Lawrence, o famoso espião britânico "Lawrence da Arábia", morre em acidente de moto.

FOTO DO DIA
UM ATALLAH QUE FEZ HISTÓRIA (II)

Em 1983 Jacob Atallah foi um dos dois rondonienses dentre os 24 eleitos para escrever a 1ª Constituição do Estado – o outro foi o também médico Osvaldo Piana (*).

Jacob fora prefeito de Porto Velho (1972/74) tendo uma Câmara com maioria do PMDB, partido pelo deputado federal Jerônimo Santana, crítico contumaz dos da administração do Território.

“Ele era muito equilibrado e a sua experiencia ajudou muito. Raramente o vimos alterar”, lembrou o mais jovem dos constituintes, Silvernani Santos, do PDS, o único presidente da Assembleia Legislativa, a assumir o governo, 12 dias em 1994.

Seu principal adversário, o líder da bancada do PMDB deputado Tomás Correia lembra: “Era um homem íntegro, com quem muito aprendi, apesar de opositor. Nossas diferenças políticas não me fizeram perder o respeito por ele”.

Jacob Atallah em 1986 ficou em 2º lugar dentre os 7 candidatos a governador.

(*) Walter Bartolo (RO), participou da elaboração, como suplente do deputado Walderedo Paiva (Pb)
F. O deputado Jacob Atallah é numero 4 – Acervo Rondônia minha querida Rondônia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem