Técnicos participam de Oficina de Elaboração de Plano de Manejo direcionado para Unidades de Conservação

Trending

Técnicos participam de Oficina de Elaboração de Plano de Manejo direcionado para Unidades de Conservação


A metodologia do Plano de Manejo tem ajudado na elaboração dos documentos de gestão em vários Estados

Porto Velho, RO - Em busca do estabelecimento de metas específicas para a conservação e gestão de áreas protegidas, o Governo de Rondônia está realizando a Oficina de Elaboração de Plano de Manejo, iniciada na terça-feira (2) e que encerra nesta quinta-feira no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O objetivo é criar um documento estratégico para o gerenciamento adequado das Unidades de Conservação (UC). A ação está sendo ofertada para um grupo de técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e da Assessoria de Projetos, utilizando um conjunto de diretrizes e procedimentos desenvolvidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conforme destacado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), durante a realização da oficina os envolvidos vão identificar e priorizar as ações necessárias para atingir os objetivos de conservação, considerando os recursos disponíveis e as necessidades da comunidade local; envolver os comunitários, proprietários de terra, organizações não governamentais e autoridades governamentais no processo de elaboração do plano de manejo, para avaliar as vulnerabilidades que afetam as áreas protegidas, e assim, desenvolver estratégias que possam reduzir esses impactos; promover o uso sustentável dos recursos naturais da área, garantindo que as atividades humanas não comprometam a integridade dos ecossistemas locais.

Analistas ambientais do ICMBio são os facilitadores da oficina

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o evento representa um compromisso coletivo de proteger e preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Vejo com total atenção como a produtividade das discussões estão acontecendo, e fico confiante de que juntos seremos capazes de desenvolver um plano de manejo eficaz e sustentável”, salientou.

CONSERVAÇÃO

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos disse que, o evento representa um passo significativo em direção à gestão ambiental sustentável e conservação dos recursos naturais. “Estamos construindo um plano de manejo que reflete verdadeiramente as necessidades e aspirações da comunidade. Juntos, seremos capazes de traçar um caminho que concilia o desenvolvimento sustentável com a conservação do patrimônio ambiental, promovendo um equilíbrio vital para o presente e o futuro”, ressaltou.

Membros da equipe volante da Coordenação de Planos de Manejo em Unidades de Conservação do ICMBio, Mauricio Sacramento e Eduardo Barros, analistas ambientais do Instituto são os facilitadores da oficina. “A metodologia de elaboração do Plano de Manejo, desenvolvida pelo Instituto, tem ajudado a elaborar os documentos de gestão em vários estados. O Plano de Manejo vai deixar para a Sedam, um documento moderno, capaz de direcionar os desafios de gestão e as prioridades das áreas protegidas”, destacou Mauricio Sacramento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem