Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Pastagem bem manejada melhora o teor de proteína e possui maior volume de massa

Porto Velho, RO - Relatos de produtores que melhoraram a produção e até dobraram suas rendas com a produção de leite, depois de participarem de capacitações técnicas, demonstram a relevância da política publica para a pecuária leiteira do Governo de Rondônia, executada em todos os municípios do Estado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). São diretrizes que atendem a agricultores familiares em diversas áreas, mas possui o projeto Consultec, considerado especial de consultoria técnica para a pecuária leiteira.

Proposto pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Projeto Consultec capacita técnicos e produtores, através de uma consultoria contratada com recursos do Fundo Proleite. Os técnicos participantes do projeto recebem capacitação especial, contam com o suporte da consultoria técnica contratada, e possuem a infraestrutura necessária para o acompanhamento dos produtores nas propriedades rurais. Cada técnico dispõe de um notebook, um tablete e um veículo para facilitar o atendimento aos produtores de leite.


A gestão da propriedade e o manejo do rebanho são essenciais à sustentabilidade e o sucesso da produção leiteira

Os resultados desse investimento, proporcionado pelo Governo de Rondônia, têm sido expressivos. No município de Cujubim, o extensionista Weverson Kinups Soares disse que, um dos agricultores que atende, aceitou participar do Projeto Consultec. “A produção chegava a 75 litros de leite por dia, no período das chuvas e apenas 25 litros na época da seca, com o uso das técnicas orientadas pelos extensionistas, viu sua produção diária aumentar para 198 litros de leite”.

Entre as orientações passadas pelo extensionista, está a implantação e manejo de pastejo rotacionado com capim do gênero Panicum maximum, suplementação alimentar com 2 quilogramas de milho e 100 gramas de sal mineral na dieta dos animais; isto feito com o mesmo número de vacas e na mesma área ocupada.

No município de Urupá, o agricultor José Bezerra Delgado, proprietário do sítio Boa Sorte na Linha C, agradeceu a oportunidade de participar do programa e melhorar a sua produção, que era de 70 litros de leite dia, e depois que passou a utilizar a tecnologia orientada pelo extensionista da Emater-RO, em um prazo de apenas 40 dias, subiu para 130 litros, sem precisar trocar ou aumentar o número de vacas, isto na mesma área. Segundo o produtor, após um ano de participação no projeto, está produzindo uma média de 200 litros de leite ao dia, mas já chegou a produzir até 350 litros.

O depoimento dos produtores demonstram a potencialidade da pecuária leiteira rondoniense e a assertividade do investimento do Governo, no programa de incentivo à produção leiteira. De acordo com o vice-presidente da Emater-RO, José de Arimatéia da Silva, “os resultados alcançados poderão ser ainda maiores, com o aperfeiçoamento da gestão da propriedade, das técnicas de manejo do rebanho e a introdução de novos métodos ao melhoramento genético dos animais, ou simplesmente alcançar maior eficiência reprodutiva através do manejo correto,” concluiu.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.