O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

25.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “Não há corpo, então não há crime”. 

1954 – O governador Ênio Pinheiro anuncia um megaprojeto de obras e serviços, em parceria com a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA.

1977 – Funciona a primeira agência bancária em Cacoal – Bradesco.

1981 – Imensos atoleiros transformam num inferno as vidas de quem viaja pela BR-364; vários trechos estão invadidos pelos rios e há muita malária, infestação pelos mosquitos, além da fome.

1983 – A Assembleia Estadual Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia.

1991 – Realizar campanhas que incentivem o conhecimento de Rondônia e o turismo ecológico, não só de visitantes, mas também de rondonienses, são dois programas já anunciados pelo secretário da SECEL Euro Tourinho Filho.

HOJE É

 Dia da Criança. Dia da Constituição. Data Magna do Ceará.  Dia Nacional do Oficial de Justiça. Dia Nacional da Comunidade Árabe. Data Nacional da Solidariedade à Pessoa Detenta ou Desaparecida.

Católicos celebram 2ª feira da Semana Santa, São Dimas (O Bom Ladrão), 

Santa Catarina da Suécia, São Quirino, 

BRASIL

1824 0 D. Pedro I promulga a I Constituiição brsileira. 

1884 – Jangadeiros transportadores de passageiros dos navios até à praia, se negaram a conduzir mais escravos. 

1970 — O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas.

MUNDO

421  — Veneza (ITA) é fundada com a instalação da primeira igreja, a de San Giacomo di Rialto. 

1996 — A  União Europeia proíbe a exportação de carne bovina britânica e seus subprodutos, devido à doença da vaca louca. 

FOTO DO DIA

MDB CAÇA BRUXAS (II)

Quando refiro ao governador Jorge Teixeira ou ao ex-governador Jerônimo Santana, sobre situações difíceis que vi acontecer, logo fãs deles dizem:: “Por que você não gosta (do X ou Y) .....”. Na idolatria não aceitam alguém dizer que um ou outro tenha cometido erros.

A Foto do Dia, hoje era sobre histórias da 1ª Constituinte, mas algumas pessoas questionaram: “O Jerônimo nunca perdeu disputa no MDB”. Como meros mortais, todos erramos, permito-me discordar, e mostro fatos.

1 – Em 1976 – Faz campanha na capital para grupo de candidatos a vereador, acusando outros de o traírem. De seu grupo, só um eleito. Dos “inimigos”, só um não reeleito.

2 – Em 1978 – Eleição a deputado federal, única em que o Território teria duas vagas. Jerônimo lança uma chapa, mas os “inimigos”, numa “operação de guerra”, aprovam outra. Santana, por ser deputado era “candidato nato”. Foi reeleito.

3 – Em 1983 – O grupo “inimigo”, encorpado pelos deputados estaduais Tomás Correia e Ronaldo Aragão, derrota-o na convenção regional do PMDB.

Há mais. 

(F. Governadores Jerônimo e Teixeira – incriticáveis para seus fãs.)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem