O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

16.1.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1930 – Decreto do prefeito Manoel Freitas: todas as casas a serem alugadas em Porto Velho devem, antes de fechado o contrato, passar por vistoria municipal.

1949 – 1) A Campanha de Redenção da Criança enviou CR$ 260 mil para obras da maternidade; 2) Novas casas serão construídas em 5 estações da Madeira-Mamoré para morada de ferroviários.

1954 – Centenas de pessoas foram ao aeroporto “Salgado Filho” – Caiari, se despedir da seleção do Guaporé que vai a Goiânia jogar com a seleção de Goiás, pelo campeonato brasileiro de futebol.

1990 – Alegando abandono, pela Unir, a Secet quer de volta o antigo Porto Velho Hotel, mas a Unir tem documentos de doação assinado pelo ex-governador Jorge Teixeira. Vai para a Justiça.

1990 – O jornalista Bosco Gouveia analisa a proposta de profissionalização do futebol rondoniense e lembra que, na prática, isso já acontece há muito.

OBS: Desde a década de 1940 o futebol deixou de ser amador no Território, e aqui recebiam empregos públicos para jogar futebol.  

HOJE É

Dia da Liberdade Religiosa (nos EUA); Dia Internacional do Croquete (na Espanha)

Católicos celebram Santa Priscila, São José Vaz, São Marcelo I, São Melas, São Berardo e companheiros

BRASIL

1822 — José Bonifácio de Andrada e Silva encabeça o 1º gabinete ministerial formado por brasileiros. 

1919 — Morre Rodrigues Alves (n. 1848), 5º presidente do país.

MUNDO

1605 — Publicada a 1ª edição de “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha” (Livro I de Dom Quixote) de Miguel de Cervantes. 

1909 — Expedição de Ernest Shackleton encontra o Polo Sul magnético. 

1939 – Publicada em um jornal diário a 1ª tira em quadrinhos do Super-Homem.

FOTO DO DIA

MACHADO, O REI DAS PIRANHAS

O repórter fotográfico Rosinaldo Machado em trabalhava com o prefeito de Manaus Jorge Teixeira, que em 1979 o convidou a vir para Rondônia, sendo dele a maioria das fotos do governador Jorge Teixeira.

Em 1982 Machado e um grupo de jornalistas, dentre eles Miguel Silva, Lucivaldo Souza, Edinho Marques, Sergio Valente (*) criaram o bloco “Das Piranhas”, onde os homens se vestiam de mulher, e saiu

 até 2000. A noiva era o jornalista Sérgio Valente. 

“Uma vez o INSS em crise, saí vestido de Piranha Pobre. A capa do Jornal Alto Madeira era uma imagem minha ‘toda estabanada' com a manchete: “Machado, até 4ª feira”. Encontrei o Teixeira com o jornal na mão: “Tu quer ser viado é? Vai ser viado longe do palácio” (**). Depois ficamos rindo.

O grupo abria o desfile da da Banda do Vai Quem Quer, e num ano surrupiaram roupas do padre Zenildo e de algumas freiras, usadas por participantes desfilando com elas,  e o Teixeira soube. Ele me chamou, deu uma bronca, e fico ou rindo. 

(*) Todos já falecidos

(**) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/rosinaldo-machado-historias-do-bloco-das-piranhas-na-banda

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem