O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA

27.10.23 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré.

1927 – Pela Lei municipal 33 a Prefeitura foi autorizada a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José. 

1988 – O governador Jorge Teixeira vai a Brasília conversar com o presidente da Radiobrás para que ele autorize a instalação de um canal de TV em cada município rondoniense.

COMEMORE

Dia do Funcionalismo Público. Dia do Engenheiro Agrícola. Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.  

Católicos celebram São Judas Tadeu, primo de Jesus e um dos 12 apóstolos. 

BRASIL

1912 — Inaugurado o Bondinho do Pão de Açúcar (RJ), o único, então,  totalmente transparente. 

1965 – O presidente Castelo Branco assina o Ato Institucional nº 2, que institui a eleição indireta à Presidência. 

1892 – Nasce o escritor  Graciliano Ramos (m. 1953), obras principais “Vidas Secas) e Memórias do Cárcere”. 

1945 — Nasce Luiz Inácio Lula, presidente do Brasil. 

MUNDO

312 — Dia em que o imperador Constantino recebeu a Visão da Cruz, o convertendo-se ao Cristianismo. 

1951 — A radioterapiaé usada pela 1ª vez num paciente através de uma bomba de cobalto.

FOTO DO DIA

DR. RENATO MEIDEIROS

Médico, citado sempre como muito atencioso com os pacientes, bom dançarino, músico, Renato Clímaco Borralho de Medeiros (1912/1986) ingressa na política em 1950, candidato a deputado federal, perdendo (1.759 votos a 1967) para Aluízio Ferreira.

Logo em seguida Renato Medeiros assume a liderança da corrente “pele curta” que enfrenta os “cutubas” liderados por Aluízio, iniciando aí o período da “guerra cutubas x peles curtas”. 

Em 1954 é suplente de Joaquim Vicente Rondon, derrotando Aluízio Ferreira que o derrota em 1958. Com Aluízio fora do páreo em 1962, Renato Medeiros é eleito deputado federal pelo PTB.

Em 1964 teve seu mandato cassado pelo Ato Institucional nº 2, assinado pelo presidente Castelo Branco, fato que gerou controvérsias em Rondônia, com duas versões, a primeira, dos partidários de Aluízio Ferreira, de que sua cassação teria sido decidida pelo apoio de Renato a seu colega de parido, o ministro do Trabalho Almino Afonso. 

De outro lado, partidários de Renato Medeiros disseram que a medida foi tomada por interferência direta de Aluízio Ferreira.  

Foto Renato Medeiros, o senador (AM) Gilberto Mestrinho e o presidente João Goulart lendo a notícia de um jornal goiano sobre a viagem dos jornalistas Vinícius Danin (direita na foto) e Milton  Alves em busca de recursos para concluir a BR-364.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem