Casa de Acolhida Esperança vem mudando a vida de imigrantes que chegam a Porto Velho

Trending

Casa de Acolhida Esperança vem mudando a vida de imigrantes que chegam a Porto Velho

Mais de 500 pessoas já foram acolhidas pela casa desde sua inauguração, em abril de 2022

Porto Velho, RO - É com dedicação ao bem-estar de outros imigrantes que Xionara Barrillo, cubana de 51 anos, está construindo sua vida em Porto Velho. A caribenha é uma entre centenas de imigrantes que tiveram a vida transformada após passagem pela Casa de Acolhida Esperança, espaço mantido em parceria com a Prefeitura da capital.

“Cheguei a Porto Velho em janeiro deste ano e fui muito bem acolhida por todos. Recebi o convite para trabalhar aqui na própria casa como auxiliar de serviços gerais e hoje tenho um emprego remunerado. Todo esse apoio aqui me motiva a seguir com o meu sonho que é voltar a exercer a Enfermagem”, afirma Xionara.

A história da cubana é o retrato de um novo perfil migratório vivenciado por Porto Velho. Antes conhecida como local de passagem, a capital hoje é opção de muitos imigrantes que optam por construir suas vidas na cidade.

História da cubana Xionara é o retrato de um novo perfil migratório vivenciado por Porto Velho

“Mais de 500 pessoas de diversos países já passaram pela casa desde a inauguração. No auge da chegada de imigrantes, principalmente da Venezuela, vimos que muitos deles enxergavam Porto Velho somente como um local de passagem. Já hoje, boa parte deles optou por permanecer aqui e tentar construir suas vidas”, explica João Paulo Carvalho, diretor da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que mantém a Casa de Acolhida Esperança com apoio do município.


PARCERIA

Inaugurado em abril de 2022, o local se mantém com repasse financeiro da Prefeitura. Além disso, o município também viabiliza o encaminhamento dos imigrantes à empregabilidade, por meio do Sine Municipal, e serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cras).

Local tem capacidade para acolher 40 pessoas, com dormitórios e refeições diárias

“Nós acreditamos que quando nos unimos a instituições sérias, como a ADRA, conseguimos ofertar um serviço melhor e a Casa de Acolhida Esperança é resultado disso. Abraçamos essa proposta e hoje contribuímos para a mudança de vida desses imigrantes”, explica o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha.


CONQUISTA

O local, na região central de Porto Velho, tem capacidade para acolher 40 pessoas com dormitórios e refeições diárias. A mais recente conquista foi a parceria com empresas locais que vem garantindo a empregabilidade de boa parte dos imigrantes que chegam à casa.

“Muitos dos imigrantes que chegam aqui não possuem muita qualificação, por isso, temos buscado sanar isso por meio de cursos profissionalizantes e parcerias com empresas que absorvem essa mão de obra. Muitos deles já estão com carteira assinada em indústrias aqui do estado e em empresas do comércio da capital. Mas com certeza não teríamos essas condições sem o apoio da Prefeitura”, finaliza o diretor da ADRA.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem