Sedam destaca trabalho de monitoramento nas Unidades de Conservação, no Dia Internacional da Biodiversidade

Trending

Sedam destaca trabalho de monitoramento nas Unidades de Conservação, no Dia Internacional da Biodiversidade

São observados diversas espécies dentro das unidades

Porto Velho, RO - Em alusão ao Dia Nacional da Biodiversidade, (22) de maio, com o intuito conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação em todos os ecossistemas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC, destaca a participação do Estado de Rondônia, no Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade.

O programa Monitora, realiza um conjunto de atividades de longo prazo, que permitam avaliar as respostas de populações e ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos e tem como objetivo desenvolver o monitoramento da fauna nas Unidades de Conservação do Estado de Rondônia, medindo a presença e ausência de bioindicadores faunísticos como mamíferos de médio e grande porte, aves cinegéticas e borboletas frugívoras, buscando avaliar a efetividade de tais unidades.

BIOINDICADORES

O levantamento de dados da fauna existente nas Unidades de Conservação do Estado vem sendo realizado por um período de cinco anos. São observadas a presença de várias espécies da fauna brasileira; como Panthera onça – Onça-pintada, Sapajus apella – Macaco-prego, Tamanduá tetradactyla – Tamanduá-mirim, Leopardus pardalis – Jaguatirica, Pecari tajacu – Cateto, Penelope jacquacu – Jacu-de-spix e Pauxi tuberosa – Mutum-cavalo. A presença destas espécies na região é o indício de que a biodiversidade está recebendo a devida atenção, sendo preservada e valorizada dentro do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, o trabalho de monitoramento nas Unidades de Conservação é muito importante para a proteção da biodiversidade. “O processo da fauna é importante para o equilíbrio dos ecossistemas, em especial nas áreas protegidas, contribuindo para diversos serviços ambientais. Mediante as circunstâncias, o Governo de Rondônia tem possibilitado ações voltadas, no que tangem à valorização e monitoramento dos serviços de regulação da biodiversidade”, ressaltou.

Segundo a bióloga Anita Ho-Tong Thomaz, o programa vem sendo executado pela Sedam, desde o ano de 2017. “O programa atua em oito das suas 49 Unidades de Conservação. O trabalho é realizado pelos técnicos da Sedam, com o apoio de diversos colaboradores, em conjunto com os moradores do entorno e interior das unidades”, finalizou.

PROGRAMA MONITORA

O Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora, instituído pela Instrução Normativa ICMBio nº 3/2017, e, reformulado pela Instrução Normativa ICMBio nº 2/2022, tem sido aprimorado, desde os primeiros anos de criação da instituição e, conta com uma estrutura que engloba três subprogramas – Terrestre, Aquático e Continental e o Marinho e Costeiro, com participação de mais de 100 Unidades de Conservação Federais dos diferentes biomas brasileiros.

O Programa Monitora busca fortalecer o diálogo em torno das questões ambientais, com base no compartilhamento de informações e na formulação de questões, envolvendo pesquisadores, gestores das áreas e comunidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem