O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

18.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1949 – O juiz José de Melo e Silva, da Comarca de Porto Velho, autor da música do Hino de Rondônia, comunica a aprovação do Tribunal de Apelação dos Territórios. 

1954 – A ser realizada em junho, em Rio Branco (AC), acontecerá a IIª Olimpíada Estudantil Acre/Rondônia. (AM)

1955 – A coluna “Eurly”, pseudônimo do jornalista Euro Tourinho, anuncia a escolha da “Rainha da Primavera”, cujas candidatas são as rainhas do Carnaval dos sete clubes de Porto Velho. (AM)

1987 – Judiciário e Executivo do Estado estão em “pé de guerra” depois da acusação do governador Jerônimo Santana, de que o Poder Judiciário tem salários muito altos e “marajás”. (AM) 

2003 – Fundada em Ji-Paraná a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL

COMEMORA-SE

Dia Internacional dos Museus, Dia dos Vidreiros, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Dia de Combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.

Católicos celebram São Félix Cantalício, São João I, 

BRASIL

1973 – Em Vitória (ES) aos 8 anos a pequena Aracelli, sequestrada, estuprada e morta por um grupo de “jovens de classe média alta”. 

1883 — Nasce Eurico Gaspar Dutra (m. 1974), 16º presidente brasileiro. 

1975 - Delma Gonçalves, a “Pretinha”, da seleção brasileira feminina de futebol, duas vezes vice-campeã olímpica. 

MUNDO

1920 — Nasce Karol Jósef Wojtila, João Paulo II (m. 2005), 264º papa católico. 

1804 — Napoleão Bonaparte é proclamado imperador dos franceses pelo senado francês. 

1953 — Jacqueline Cochran torna-se a primeira mulher a quebrar a barreira do som.

FOTO DO DIA

MUSEU DO PRESÉPIO   

As obras,  feitas com materiais recicláveis, palhas, cascas de nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica, etc, têm as assinaturas de artistas de  mais de 50 países, e de todos os estados brasileiros.  feitas com materiais recicláveis, palhas, cascas de nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica, entre outros.

Esse é o Museu Internacional do Presépio “Padre Vincenzo Guarino”, instalado inicialmente numa área da igreja de São Tiago Maior, e depois reinstalado na mesma região (*), pelo padre Enzo Mangano. O Museu tem acervo com mais de mil presépios expostos, obras de artistas de todos os estados do Brasil e de 50 países, contando a história do nascimento de Cristo.

A obra foi tombada como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, pelo Decreto Governamental nº9983, contendo quase 20 encenações com mais de 60 esculturas de cerâmica, doadas por artistas italianos.

Só há, conforme informação da administração, dois presépios monumentais do mesmo tema no mundo, um na Itália e o de Porto Velho. 

(*) R. Mané Garrincha, 3154 – Socialista, zona Leste de Porto Velho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem