O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

5.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado de Rondônia,  Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

1942 – Ainda em fase de organização, a Associação Guaporeense de Escoteiros abre inscrições para quem queira fazer “Curso de Chefe”.

1953 – Portaria do diretor de Segurança e Guarda do Território do Guaporé vai enquadrar na Lei de Contravenção quem soltar foguetes na zona urbana.

5 – 1984 – O término da obra da hidrelétrica de Samuel depende da liberação, pelo governo federal, de U$ 39 milhões ou a obra para, conforme o governador Jorge Teixeira.

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Parteira, Dia Mundial da Língua Portuguesa (Unesco), Dia Nacional das Comunicações, Dia do Expedicionário, Dia de Rondon,  Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, Dia do Campo, Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Católicos lembram São Núncio Suprício, Santo Ângelo 

BRASIL

1865 — Nasce Cândido Rondon (m. 1958), militar e sertanista brasileiro, patrono do Estado de Rondônia. 

1973 – O boxeador Eder Jofre ganha pela 2ª vez o título de campeão mundial, agora peso-pena; o primeiro foi  em 1963, como peso galo. 

2011 — O STF autoriza que casais homossexuais firmem contratos de união estável. 

2016 — Inaugurada Usina Hidrelétrica de Belo Monte,  100%  brasileira e a 3a maior do mundo.

MUNDO

1821 — Morre Napoleão Bonaparte (n. 1769), imperador francês. 

1961 — Proframa Mercury-Redstone 3: Alan Shepard torna-se o 1º americano a viajar para o espaço num voo suborbital.

FOTO DO DIA

1976 – Última eleição a vereador que os eleitores dos distritos de Ariquemes, Vila Rondônia, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, que elegeriam vereadores para a Câmara Municipal de Porto Velho – todos 5, a partir de 1977 elevados a municípios. 

De ônibus, os candidatos da Arena “pegam” um ônibus e vão rumo àquelas localidades e a outras, também à margem da BR-364, e até fora do eixo, como aconteceu a Espigão do Oeste. Com o grupo, um único repórter, o jornalista Montezuma Cruz, enviado pelo jornal “A Tribuna”, que narrou aquela viagem de forma muito especial.

Os candidatos, a cada cidade que chegavam visitavam pretensos eleitores, buscando apoios e alguns, como o comerciante Manoel Bezerra que distribuía bolas para a criançada e criando um tumulto a cada visita porque a gurizada queria cada vez mais.

Em uma série de reportagens, Montezuma narra como foi a viagem desse autêntico “exército de bancaleone”, comandado pelo presidente regional da Arena Odacir Soares, que acabou esquecido na passagem por Ariquemes e que só iria reencontrar o grupo em Vila Rondônia. (F. Página da 1ª de várias reportagens da viagem)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem