No Dia Nacional do Café, a 10ª edição da Rondônia Rural Show destaca a importância dos cafeicultores do Estado

Trending

No Dia Nacional do Café, a 10ª edição da Rondônia Rural Show destaca a importância dos cafeicultores do Estado

O café é destaque nas vitrines tecnológicas da Rondônia Rural Show

Porto Velho, RO - A cafeicultura de Rondônia ao longo dos anos vem passando por diversas mudanças, principalmente no que diz respeito à produção de grãos de qualidade, o aumento da produtividade e a qualidade do produto final, que já é uma realidade; isso porque o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, vem desenvolvendo políticas públicas voltadas para essa área. No Dia Nacional de Café, comemorado nesta quarta-feira, o Governo do Estado tem motivos para se orgulhar dos produtores rondonienses e planejar mais ações e as novas tecnologias voltadas ao homem do campo, fazem com que produzamos um dos melhores grãos brasileiros da bebida mais apreciada, não só aqui no Estado, como também em todo o país.

O café, que é destaque na agricultura familiar de Rondônia, e há muito tempo ganhou um espaço especial dentro do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, através das Vitrines Tecnológicas, durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, estão sendo demostradas as alternativas para a produção sustentável. Quem visita a Vitrine Tecnológica no estande da Emater/RO durante a Rondônia Rural Show, percebe o quanto as atividades vêm evoluindo ao longo desses dez anos de participação no evento. Com os trabalhos focados na produção com sustentabilidade, a Emater Rondônia está apresentando alternativas que, além de contribuírem para um mundo mais sustentável, trazem mais economia à família rural.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca as ações do Governo do Estado voltadas à cafeicultura, e enfatiza que o desenvolvimento e a sustentabilidade devem caminhar juntos.

“Durante esses três dias de Feira tenho observado que, os visitantes estão interessados em aprender, conhecer mais sobre as boas práticas e tecnologias, por isso precisamos intensificar a proteção ao meio ambiente e aproveitar os recursos que a natureza nos oferece, de forma consciente e inteligente. Este é objetivo da 10ª Rondônia Rural Show”, pontuou.

Na Rondônia Rural Show agricultores que estão produzindo no campo o café especial

DESENVOLVIMENTO

Outro espaço importante na Feira é o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, que reúne agricultores que estão produzindo as marcas de café robusta amazônico especial torrado, representadas na Rondônia Rural Show. Entre eles, o de Novo Horizonte do Oeste, que ganhou o primeiro lugar no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, na edição 2021. O de Cacoal, que levou o título de segundo melhor café do ano; na Semana Nacional do Café em Minas Gerais, na categoria canéfora em 2022.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, os produtores do café robusta amazônico de Rondônia estão trabalhando para dar ao café que cultivam, a marca da sustentabilidade. “O café de qualidade que está presente em quase todas as propriedades do Estado, é um produto de distribuição de riquezas. Nós somos e queremos continuar sendo, cada vez mais, um Estado sustentável, por isso, queremos inovar e modernizar ainda mais nossa produção, agregando valor ao produto. Nada é mais importante para este Estado do que o desenvolvimento regional, e o café é o maior produto do nosso desenvolvimento”, destacou.

Segundo Juan Travain, presidente do Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia – Caferon, o estado de Rondônia já exporta café cru para a Coreia do Sul, Espanha, Taiwan, Rússia, China e Austrália. “Os produtores de café já estão enviado café verde para o Líbano e os Emirados Árabes. O café torrado só é vendido no mercado interno, e 72% da produção vai para a indústria de café solúvel”, enfatizou.

Quem estiver visitando a Feira, pode conferir os cafés especiais no estande da Caferon na Rondônia Rural Show, que está localizado no pavilhão da Sedec, e está realizando degustações das marcas de robusta amazônico ao longo de todo o dia. A Feira multissetorial segue até sábado.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem