Mãe e filha desenvolvem juntas trabalho na agroindústria de cocadas com apoio do Governo de Rondônia

Trending

Mãe e filha desenvolvem juntas trabalho na agroindústria de cocadas com apoio do Governo de Rondônia

Com incentivos do Governo do Estado, a agroindústria familiar, administrada por mãe e filha produz uma média de 3 mil cocadas por dia

Porto Velho, RO - O microempreendedorismo é um segmento importante da economia, composto por pequenos negócios e empreendedores individuais, que são responsáveis por gerar emprego e renda. O setor tem o apoio do Governo de Rondônia, por meio de diversas secretarias, entre elas, a Secretaria de desenvolvimento econômico – Sedec, Secretaria de Agricultura – Seagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO. Nesta propriedade, na área rural de Porto Velho funciona, desde 2017, uma agroindústria familiar com uma fábrica de cocadas que tem à frente do negócio mãe e filha.

Há 11 anos a produtora Elianete Gomes Fernandes envolveu a família, na pequena agroindústria que recebe incentivos tributários e assistência técnica do Estado, e mais recentemente teve acesso ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia – Proampe para a compra de uma carga de cocos do Rio Grande do Norte, para implementar a produção. Hoje, além do marido José Edson, ela trouxe em 2018, um ano após a inauguração da fábrica, a filha mais velha Etenaily Fernandes, de 29 anos, para tocar a parte de produção, enquanto foca na área administrativa.

“A nossa parceria, juntamente aos incentivos que o Governo do Estado nos oferece, tanto na parte técnica quanto na comercial, com o apoio na participação de feiras dentro e fora do Estado, fez a nossa fábrica de cocadas crescer. Hoje produzimos uma média de 3 mil unidades por dia”, reconhece a microempreendedora.

Para o governador Marcos Rocha, “é importante também reconhecer e valorizar a importância desses empreendedores para a economia e à sociedade como um todo. Incluímos o microempreendedorismo nas nossas políticas públicas e discutir estratégias de desenvolvimento econômico é fundamental para promover o crescimento sustentável e a inclusão social”, salientou.

Além do apoio do Governo de Rondônia, a cumplicidade entre mãe e filha foi fundamental para o sucesso do negócio

Com esse incentivo e tendo a mãe como inspiração, Etenaylle Fernandes diz que não se vê trabalhando longe da mãe. “Tudo o que sei aprendi com ela, ela é mais que a minha inspiração. É minha amiga, e sabe que pode sempre contar comigo. Espero que meu filho, que quase nasceu aqui dentro da fábrica, que está com um ano e meio, tenha esse mesmo relacionamento comigo. Somos parceiras e desenvolvemos o respeito mútuo, que vai muito além do amor”, ressaltou a filha com a voz embargada pela emoção.

Para as empreendedoras, com o apoio do Governo e muita dedicação, mãe e filha transformaram seu sonho em realidade e hoje contribuem para a economia local, gerando emprego e renda à região.

De acordo com o vice-governador e secretário das Sedec, Sérgio Gonçalves, “algumas ações realizadas para impulsionar o microempreendedorismo incluem a oferta de capacitação e treinamento, a simplificação dos processos burocráticos e a facilitação do acesso ao crédito e financiamento. Além disso, a promoção de feiras e eventos que incentivem a troca de experiências e a geração de negócios entre os microempreendedores pode ser uma opção interessante”, salientou.

Algumas ferramentas utilizadas na fábrica de cocadas foram desenvolvidas pela microempreendedora

PROVE

A fábrica de cocadas recebe assistência técnica da Seagri, por meio do Programa de Verticalização da Produção – Prove, que se destaca como um importante instrumento de desenvolvimento da economia agrícola do Estado. Ele é executado pela Emater, que disponibiliza, além da assistência técnica, um profissional habilitado para ser o responsável técnico da agroindústria, de acordo com o ramo de atuação junto aos órgãos de controle. A Emater/RO atende integralmente 211 agroindústrias, das 275 cadastradas na Seagri, oferecendo suporte técnico à produção da matéria-prima, e orientações técnicas e sanitárias para o seu processamento agroindustrial, bem como a elaboração e acompanhamento dos projetos de crédito, e de licenciamento junto aos órgãos ambientais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem