Idaron inicia primeira etapa da declaração obrigatória de rebanhos com prazo até 31 de maio

Trending

Idaron inicia primeira etapa da declaração obrigatória de rebanhos com prazo até 31 de maio


A emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA está vinculada à declaração de rebanhos

Porto Velho, RO - Com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, iniciou nesta semana a primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos.

Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração, lembrando que podem declarar pela internet no site da Agência ou nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – Ulsav. O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou como fazer a declaração; “o processo de declaração é muito simples pela internet, e a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ é a mesma utilizada para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, salientou.

O governador do Estado, Marcos Rocha falou da importância de realizar a declaração. “Essa é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA. As responsabilidades para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação são compartilhadas, todos têm que cumprir seu papel. Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção”, destacou.

Vale destacar que, a emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA está vinculada à declaração de rebanhos, ou seja, o produtor só poderá emitir o documento depois que regularizar o rebanho junto à Idaron. Embora o produtor tenha 30 dias para fazer a declaração dos rebanhos, ele não deve deixar a declaração para última hora, para evitar sobrecarga no sistema e imprevistos em relação às filas e dificuldades na liberação de GTAs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem