Feira Pet do Estado fomenta economia na 10ª Rondônia Rural Show com competição da qualidade de raças

Trending

Feira Pet do Estado fomenta economia na 10ª Rondônia Rural Show com competição da qualidade de raças

Negociação e reserva de filhotes competidores são feitas diretamente com os criadores

Porto Velho, RO - De forma inédita, o Governo de Rondônia realizou, na manhã desta quinta-feira, a abertura da primeira Feira Pet do Estado, que apresentou a competição de 150 cães de raça, sendo julgados por 11 juízes; sete nacionais e quatro internacionais. O evento aconteceu durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o próximo sábado (27), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A iniciativa é do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, e com apoio do clube de cães do Estado de Rondônia. Os cães competidores estão disponíveis para negociação e reserva de filhotes, diretamente com os criadores que participam da exposição. Mais de 30 raças estão presentes na competição.

A médica veterinária, Karen Noronha, de Maceió, levou para a competição rondoniense, 16 animais. ‘‘Já participei de muitas competições, e estou achando a Feira Pet de Rondônia muito organizada e com uma estrutura muito bacana, priorizando o conforto térmico dos cães. Acredito que esse evento em Rondônia só tem a crescer e ser um sucesso’’, evidenciou.

Há 26 anos trabalhando com organização de feiras pet, Kyn Inácio foi convidado para ser organizador da Feira Pet de Rondônia e destacou que o esforço conjunto e especialmente o envolvimento do Governo em apoiar o fomento do setor é um diferencial no Estado. ‘‘O apoio que está tendo para a cinofilia no Estado eu nunca tinha visto, é um apoio imenso, fazendo a criação de cães de raça se desenvolver, e agregando muito ao mercado pet. O que mais chamou a atenção foi o apoio do Governo do Estado, o que não tem em outros estados’’, ressaltou.

DESENVOLVIMENTO

Mais de 30 raças estão presentes na competição

Para o vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a Feira é uma oportunidade de estimular o aproveitamento do potencial do mercado pet estadual, o que engloba a medicina veterinária, pet shop, criadores e salões de banho e tosa, que está em expansão no Brasil. O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet.

‘‘Essa é a primeira grande Feira de competição de raças do Estado, desenvolvida pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de movimentar esta área, e queremos avançar cada vez mais nesse setor, importante na economia mundial e brasileira’’, explicou Sérgio Gonçalves.

A primeira-dama do Estado, Luana Rocha, também esteve no evento e destacou a importância desse setor para a economia de Rondônia, e o esforço do governador Marcos Rocha em trazer novidades para desenvolver o Estado. ‘‘O Governo de Rondônia está proporcionando o primeiro passo para ser mais forte neste setor, o que vai agregar no desenvolvimento de Rondônia, com geração de emprego e renda. Além de valorizar os cães, que possuem um papel muito importante para nós, pois cuidam e protegem’’, comentou.

O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, Anilto Funes Junior, parabenizou o Governo pela visibilidade dada ao mercado pet dentro da Feira agropecuária do Estado. Também agradeceu ao governo pelo apoio, o médico veterinário, Thiago Lopes, idealizador do evento e presidente do clube de cães do Estado. ‘‘A Feira conta com juízes renomados que irão escolher o melhor animal para representar a raça. Essa é uma avaliação importante para reprodução das melhores raças. Os campeões ganham ainda pontuação no pedigree’’, finalizou.

ESPAÇO PET

No local, além das competições dos cães de raça, há palestras sobre o bem-estar e saúde de cães, cadastro de pedigree inicial; estímulo à adoção responsável de cães sem raça e exposição de produtos do mundo pet variados. O público pode apreciar mais competições no local, no sábado, a partir das 9h. A entrada na Feira é gratuita, e o funcionamento acontece das 8h às 18h, com uma série de atrativos para os visitantes, que podem participar dos caminhos da produção, conferir as vitrines tecnológicas, e o melhor da pecuária e agricultura, maquinários e tecnologias nos estandes de exposição.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem