Aula inaugural marca reativação do projeto “Polícia Militar Mirim” em Guajará-Mirim

Trending

Aula inaugural marca reativação do projeto “Polícia Militar Mirim” em Guajará-Mirim

A aula inaugural reuniu autoridades municipais e estaduais

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec reativou o 6º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira – 6º BPM, em Guajará-Mirim e o projeto Polícia Militar Mirim, a aula inaugural ocorreu na terça-feira (9), na quadra esportiva do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e estaduais. Marcaram. Pais, comunidade em geral, e a banda musical do Colégio Tiradentes, estiveram presentes. A equipe de instrutores do projeto foi apresentada, e a aluna Estefanny Araújo Moura, chefe da turma quem conduziu o pelotão.

PROJETO

A Polícia Militar Mirim – PMM é um projeto que objetiva promover a inserção de adolescentes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, em um ambiente mais favorável, voltado ao desenvolvimento de habilidades afirmativas, garantindo assim, o fortalecimento dos laços familiares e escolares, o que permitirá a formação de um cidadão respeitável, diligente e compromissado consigo mesmo, com a sua família e sociedade em que está inserido, gerando dessa forma, um caminho voltado à dignidade e com perspectiva de um futuro melhor.

Equipe de instrutores do projeto foi apresentada aos presentes

Em Guajará-Mirim, o projeto atende a 90 alunos de 11 a 16 anos de idade, sendo uma turma de 45 estudantes no período matutino, e a outra de 35 alunos, vespertino. As aulas serão ministradas em salas disponibilizadas no 6º BPM e em ambientes externos, quando necessário. A previsão para o término do projeto é para o mês de novembro de 2023, com a formatura.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a iniciativa do Polícia Militar Mirim tem proporcionando bons frutos à sociedade. “O objetivo do projeto é preservar, garantir e fortalecer os laços familiares e escolares, além de estimular o adolescente à convivência fraterna com a sociedade, fator determinante para o seu crescimento pessoal e profissional”, ressaltou.

“O nosso papel é levar a esses estudantes o conhecimento de normas e valores que devam prepará-los para viver em coletividade. Nossa missão é também promover o desenvolvimento do indivíduo como cidadão. A escola é o lugar onde esses jovens e crianças vão encontrar os meios de se prepararem para realizar seus projetos de vida, para ter a condição necessária à sua formação, tanto intelectual quanto moral. Pois é certo que esses alunos terão um futuro melhor”, enfatizou o coronel Odinelson Gomes Braga, coordenador de Atividades Sociais da Polícia Militar de Rondônia.

A aluna do projeto Jayane Gabriely, manifestou os agradecimentos aos envolvidos no projeto, bem como aos pais e as autoridades presentes durante a aula inaugural. “Um breve histórico das instruções antes da aula inaugural foram produtivas à preparação de todo o pelotão. Em apenas sete dias, posso dizer que evoluímos muito. Quero agradecer a oportunidade de poder participar deste projeto da Polícia Militar”, enfatizou.

“Eu espero que o projeto tenha continuidade, pois tira os adolescentes da rua e da criminalidade, para dar oportunidades aos mesmos”, destacou Rosângela Barbosa Dantas, mãe de uma das alunas.

HISTÓRICO

Após seguir todo a programação o projeto é reativado tendo como marco sua aula inaugural

O projeto Polícia Militar Mirim no município de Guajará-Mirim iniciou no ano de 2018, na época o comandante era o então coronel PM Odinelson Braga, conseguindo colocar em prática também no ano de 2019. Posteriormente veio a pandemia, impossibilitando a continuação do projeto, que até então se chamava Guarda Mirim, passando no ano de 2020 à Polícia Militar Mirim em todo o Estado de Rondônia, com o objetivo de buscar uma visão mais moderna, com uma filosofia comunitária, um termo conhecido pela comunidade. O termo Polícia Militar Mirim é usado em centenas de projetos semelhantes pelo país a fora.

O atual comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira buscou reativar o projeto desde o ano passado, já no início de 2023 lançou o edital com inscrições para 90 vagas. Após seguir todo a programação, o projeto é reativado tendo como marco sua aula inaugural.

O projeto conta com emenda parlamentar de R$ 80.000,00 da deputada estadual Taíssa Sousa, para aquisição de materiais para o desenvolvimento do Projeto Polícia Militar Mirim no Estado de Rondônia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem