Setur elabora projeto que irá envolver reeducandos do Sistema Prisional na produção de materiais turísticos de Rondônia

Trending

Setur elabora projeto que irá envolver reeducandos do Sistema Prisional na produção de materiais turísticos de Rondônia

Superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, e secretaria adjunta da Sejus, Helanne Cristina Magalhães firmam Termo de Cooperação em prol do turismo

Porto Velho, RO - Por meio de Termo de Cooperação entre Superintendência Estadual de Turismo – Setur e a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, oficializado na terça-feira (11), reeducandos do Projeto Pintando a Liberdade do Sistema Prisional de Rondônia irão trabalhar na produção de material gráfico promocional do Projeto Turismo para Todos, do Governo de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o compromisso de avançar na ressocialização dos reeducandos do Sistema Prisional do Estado, dando a oportunidade de exercerem atividades laborais, que trazem dignidade e esperança de começarem uma nova trajetória, após o cumprimento das penas.

‘‘Rondônia ocupa o 4º lugar no ranking nacional entre os estados onde mais presos trabalham, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional – Depen. É muito importante mais essa parceria, por meio da qual eles ajudarão na divulgação do turismo com a produção de materiais, o que beneficia a população e o nosso Estado, que tem atrativos turísticos maravilhosos, e que mais pessoas precisam conhecer’’, considerou.

PINTANDO A LIBERDADE

Conforme o Termo de Cooperação, a Sejus disponibilizará, além da mão de obra, o espaço físico para a execução dos serviços. Ao todo, 79 reeducandos já inseridos no Projeto Pintando a Liberdade participarão da produção. O Programa Pintando a Liberdade iniciou em Rondônia no ano de 1999. Foi instalada a fábrica de bolas da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro dos Santos. Posteriormente, começou o ateliê de costura e há cerca de 10 meses foi expandido para a Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, tendo mais uma fábrica de bolas e um ateliê de costura.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância do trabalho integrado para a ressocialização dos reeducados e desenvolvimento do Estado.”O termo assinado traz a oportunidade de demonstrar o quanto a utilização da mão de obra carcerária pode proporcionar cidadania e ao mesmo tempo contribuir efetivamente com a promoção de políticas públicas estaduais e a economia de recursos”, comentou.

Reeducandos produzirão materiais para divulgação do turismo

TURISMO PARA TODOS

O Projeto Turismo para Todos, desenvolvido no âmbito da Setur, foi criado em 2023, e tem como objetivo fazer parceria com outras secretarias para acelerar as atividades promocionais.

Com o Termo de Cooperação, as pessoas privadas de liberdade contribuirão para o projeto com a confecção de camisetas, bolas de futebol, mochilas, sandálias, e demais materiais promocionais solicitados pela Setur. A cooperação tem duração de um ano.

”O Termo de Cooperação com a Sejus é para que o Estado de Rondônia promova, por meio da mão de obra de reeducandos, a produção de materiais, sendo 3 mil camisas neste primeiro lote, com o intuito de promover o turismo em todos os municípios. Elas serão distribuídas a estudantes, professores, em órgãos públicos, associações e federações. Esta é uma publicidade do turismo de Rondônia, e isso vem para somar aos diversos projetos e programas que o Estado já desenvolvendo por intermédio da Setur, para tornar o turismo mais forte e receptivo aos visitantes”, explicou o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem