Produção de soja em Rondônia na safra 2023 deve alcançar 1,7 milhão de toneladas segundo Conab

Trending

Produção de soja em Rondônia na safra 2023 deve alcançar 1,7 milhão de toneladas segundo Conab

Agricultores locais têm investido em tecnologia e técnicas de manejo

Porto Velho, RO - Impulsionada pelo clima favorável, investimentos em tecnologia e aumento da demanda por alimentos no mercado internacional, a soja vem ganhando ainda mais destaque, e em Rondônia isso não é diferente. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a estimativa de plantio é de quase 500 mil hectares na safra 2022/2023, Rondônia deve colher 1,7 milhão de toneladas dessa oleaginosa na pré-citada safra.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, houve atraso no início do plantio, em virtude da baixa pluviosidade no período, o que fez com que este se estendesse até o início de dezembro de 2022. “Em decorrência disso, em algumas regiões, a colheita deve ser finalizada em abril, mas a produtividade deve se manter estável, devendo alcançar 3.396kg por hectare”, comentou.

O governador Marcos Rocha enfatizou que, a produção de soja em Rondônia tem atraído investimentos de grandes empresas do agronegócio, que buscam expandir suas atividades na região. Além disso, os agricultores locais têm investido em tecnologia e técnicas de manejo mais eficientes, para aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais.

“Por isso, é importante que a produção de soja em Rondônia seja conduzida de forma sustentável, com práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e a biodiversidade local. É fundamental que haja um diálogo entre os produtores, as autoridades e a sociedade civil para garantir uma produção responsável e equilibrada”, ressaltou.

Os principais municípios produtores de soja em Rondônia são: Vilhena, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura, que juntos correspondem a cerca de 70% da produção estadual.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem