Passeio ciclístico marcará evento de promoção à saúde realizada pela Agevisa

Trending

Passeio ciclístico marcará evento de promoção à saúde realizada pela Agevisa

Governo incentiva atividade física como meio de promoção à saúde

Porto Velho, RO - Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde – OMS, se a população aumentar em 25% a prática de atividade física, mais de 1,3 milhão de mortes precoces poderão ser evitadas a cada ano, no mundo. O sedentarismo é o 4° fator de risco mais importante para a mortalidade precoce por todas as causas, de acordo com a OMS. Por este motivo, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa, promove no dia 16, uma programação de atividades físicas que terá como pano de fundo, um passeio ciclístico, com percurso de oito quilômetros. Além da promoção à saúde, o evento faz alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, comemorado em 14 de abril.

Calcula-se que, a falta de exercícios regulares é responsável por 6% das doenças cardíacas coronárias; 7% do diabetes tipo 2; 10% do câncer de mama e 10% do câncer de cólon.

A Agevisa pretende fazer da programação, um dia de atividades físicas, com o objetivo de promover a saúde. O evento será realizado no Espaço Alternativo, em Porto Velho, a partir das 8h e é aberto ao público em geral. A largada para o passeio ciclístico se dará às 8h30 e os interessados poderão se inscrever no próprio local. Os primeiros inscritos receberão brindes.

PROMOÇÃO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima lembra que, prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e pressão, e ainda, ajuda a controlar o peso.

A gerente técnica de Epidemiologia, Arlete Baldez reforça quanto à prática de exercícios físicos; como meio de promoção à saúde. “A atividade física é milagrosa, melhora tudo. Tônus muscular, proporciona bem-estar, aumenta o fôlego, no caso do ciclismo não prejudica as articulações, de forma em geral reduz o colesterol, ajuda a prevenir e controlar o diabetes, controla a pressão arterial, aumenta a imunidade, fortalece a musculatura e reduz o risco de problemas no coração”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem