O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

2.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1922 – Porto Velho não tinha campeonato, mas tinha futebol. Na data jogaram, com arbitragem do “sportmann” Zanotta, Independência e Riachuelo.

1923 – Educação: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular e o Grupo Escolar “Barão do Solimões”, no bairro Alto da Favela – região onde fica o colégio Auxiliadora.

1942 – Funciona a merenda escolar no “Barão do Solimões” e cada aluno pagará 2 reis mensais. 

2 – 1955 – Decreto do governador José Ribamar de Miranda regulamenta lotes às margens de rios/igarapés, laterais da Madeira-Mamoré e rodovias.

2 – 1981 – O prefeito Francisco Paiva assina Lei, que trata de terras urbanas que desde a criação do Território (1943) tinham sido entregues à União.

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Internacional da Conscientização do Autismo e Dia do Propagandista.

Domingo de Ramos – na fé cristã significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus. Católicos lembram Santa Maria do Egito, São Francisco de Paula

BRASIL

1910 - Nasce Chico Xavier, líder espírita brasileiro (m. 2002). 

Em 1964 - O Congresso Nacional do Brasil declara vaga a Presidência e empossa o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli no cargo.

MUNDO

1840 — Morre Émile Zola, romancista e crítico francês (m. 1902), obra mais importante J’acuse. 

1872 — Morre Samuel Morse, pintor e acadêmico americano, inventou o código Morse (n. 1791). 

Em 1982 — Guerra das Malvinas: a Argentina invade as ilhas Malvinas, então ocupada pela Inglaterra. 

FOTO DO DIA

O PATRONO “BARÃO”

Há um século uma escola começou a funcionar em Porto Velho, a “Barão do Solimões”, que depois de mudar para vários locais foi na década de 1940 palco de dois fatos importantes, sediando a visita do presidente Getúlio Vargas (1940) e em 1944 o local da cerimônia de instalação do Território Federal do Guaporé.

O patrono da escola é o paraense Manuel Francisco do Nascimento, que foi editor do jornal “O Liberal” (PA), governou a então Província do Amazonas onde deu ênfase à Educação, por isso em 1889 recebeu do imperador D. Pedro II o título de Barão.

Em 2024, conforme tenho ouvido, a “Barão do Solimões” completará um Século, mas há  controvérsias. Em entrevista a mim concedida (*) em 2015, disse o historiador Abnael Machado de Lima que foi criada em 2018. 

A 2 de abril de 1923 (um século hoje) o superintendente Joaquim Augusto Tanajura cita em seu relatório a existência do Grupo Escolar “Barão do Solimões”, desde sua fundação um colégio do governo amazonense, em 1944 transferido ao governo do Território. 

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/lucio-albuquerque/historiador-contesta-cronologia-da-escola-barao-do-solimoes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem