O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA  NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

19.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala em Porto Velho dos Militares, mais tarde Porto Velho. 

1944 – Fundada a Cooperativa Central dos Seringalistas do Guaporé LTDA, presidida pelo associado Homero de Castro Tourinho. 

1944 - O governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira. 

19 – Para homenagear o presidente Getúlio Vargas, o governador Jesus Burlamaqui Hosana inaugura o “Jardim da Infância” dos colégios “Barão do Solimões” e “Duque de Caxias’.

19 – 1990 – O Governo quer saber onde estão 800 funcionários que assinam ponto e recebem salários, mas não foram localizados em qualquer órgão do Poder Executivo.

COMEMORA-SE

Dia do Índio (Brasil). Dia do Exército Brasileiro. 

Católicos celebram Santo Expedito, São Leão IX

BRASIL

1648 – Acontece a Batalha de Guararapes, data oficial do início do Exército brasileiro.  

1882 — Nasce Getúlio Vargas (m. 1954) presidente da República, 1º líder brasileiro a desenhar um projeto de Nação.  

1885 – Nasce o poeta Manoel Bandeira (m . 1968). 

Em 1941 – Nasce o cantor Roberto Carlos, o “rei” da Jovem Guarda. 

2014 — Morre o jornalista esportivo Luciano do Valle (n. 1947), cujo trabalho gerou a modernização do esporte brasileiro. 

MUNDO

1529 — Após a Segunda Dieta de Speyer  proibir o luteranismo, começa a reforma Protestante. 

1818 — O físico Augustin Fresnel assina sua preliminar "Nota sobre a Teoria da Difração", documento termina com os integrais de Fresnel. 

1971 – A URSS lança a Salyut 1 (DOS 1), a 1ª estação espacial feita pelo homem. 

FOTO DO DIA

MULHERES NOS SERINGAIS

“Não se exigia qualidade. Bastava que fosse mulher”. Hoje eles, pelo que sei, são poucos, mas em quase meio século de Rondônia ouvi ex-seringueiros repetirem a mesma coisa, quando o assunto era a mulher. Há relatos de que viajavam dois a três dias pela selva para uma festa movida a triângulo, um tambor e, quando tinha, uma sanfona, onde dançavam homem com homem, porque elas eram poucas.

O seringueiro que tinha saldo podia encomendar uma mulher ao patrão que ia buscar em Manaus, Belém ou no Nordeste, e quando o seringueiro adoecia ou não tinha saldo, pelo que se contava, havia patrão que pegava a companheira e levava para quem tinha saldo.

Álvaro Maia, nascido em Humaitá, que foi prefeito de Porto Velho, interventor e senador pelo Amazonas, em seu livro “Banco de Canoa” conta: “Cotizavam-se 3 ou 4 solteiros e um deles ia buscar mulher que, no seringal, era repartida pelo grupo que a mantinha e a defendia do assédio dos outros”.

E acrescenta: “Verificavam-se assaltos a aglomerações onde existiam mulheres, onde as mulheres eram raptadas e os homens assassinados”. Na foto a casa do seringueiro, aparecendo seis homens e nenhuma mulher.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem