O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

1.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1948 – O governador Frederico Trotta, além  da criação da Escola Normal (“Carmela Dutra”), anuncia 2 novas obras, o “Dispensário de Tuberculose” e o “Hospital Materno-Infantil. (AM)   

1964 – Muito medo nas cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho desde a madrugada, inclusive várias pessoas presas.

1969 – O povoado de Vilhena é promovido à condição de distrito de Porto Velho pelo governador João Carlos Marques Henrique Neto. 

1982 – Assinada a ordem de serviço para construção da hidrelétrica de Samuel, “a grande obra que está nos faltando”, disse o governador Jorge Teixeira. 

1985 – Acabou a novela: o deputado estadual Angelo Angelin é o nome do PMDB para ser o “governador tampão a partir de maio.

COMEMORA-SE

Dia da Mentira (dia das petas, dia dos tolos, dia da gafe, ou dia dos bobos). Dia Abolição da Escravidão dos Índios. Dia Internacional da Diversão no Trabalho. 

Católicos celebram São Venâncio da Dalmácia, São Hugo de Glenoble. Anglicanos lembram o teólogo Frederick Denison Maurice. 

BRASIL

1808 — No Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João VI expede decreto que "revoga o Alvará de 5 de janeiro de 1785", de Portugal, que proibira fábricas no Brasil, o que dá liberdade à indústria. 

1625 — A frota luso-espanhola de 52 navios começa a reconquista da Bahia dos holandeses durante a Guerra Luso-Holandesa.

MUNDO

1960 - O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço. 1978 – Sfteve Jobs e outros fundam a empresa de tecnologia Apple Computer Inc. 

2004 — Google anuncia o Gmail para o público. 1997 - O cometa Hale-Bopp entra no periélio (quando um corpo celeste chega o mais perto do Sol.).

FOTO DO DIA

No dia 1 de abril de 1964 um capitão do EB, apareceu em Porto Velho e como o governador estava viajando, quem respondia pela função era o secretário-geral Eudes Campomizzi Filho. O capitão, da Arma da Engenharia, era Anachreonte Coury Gomes, que mandou Campozini dizer que estava doente, e tocou “terror”.  

Prendeu mais de 20, em Porto Velho e Guajará-Mirim. Os dos partidos de apoio ao movimento de 1964, na Guarda Territorial, instalações ruins. Sindicalistas e comunistas no clube de oficiais da 3ª Cia. Mordomia pura, dizia um dos presos, o (depois) deputado Constituinte Cloter Mota.

Na madrugada do dia 2, uma patrulha militar foi buscar um respeitado morador do Bairro Caiari (PVh). Na cidade todos estavam com medo.  Ao ser acordado, sem nem se inteirar do assunto teria dito, apontando a casa vizinha: “O comunista mora ali”. O vizinho, médico, nada tinha de comuna.

A patrulha o conduziu até Anachreonte, onde aceitou assumir a prefeitura. Aceitou.

No dia 24 de abril Anachreonte (foto) soube que havia um substituto José Manuel Luís da Cunha Meneses, e sumiu. Só reapareceu no noticiário local, anos depois ao ser encontrado morto, num apartamento no Rio de Janeiro, supostamente por um amigo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem