Detran promove ações com temática alusiva ao mês de abril nos municípios de Espigão do Oeste e em Cacoal

Trending

Detran promove ações com temática alusiva ao mês de abril nos municípios de Espigão do Oeste e em Cacoal

Jogos, palestras, dança e roda de conversas foram promovidos para os anciãos do Centro dos Idosos em esigão do Oeste

Porto Velho, RO - Estabelecida pela Resolução Nº 980 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que determina como tema para o mês de abril, “Os avós do motociclista”, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realiza ações educativas nos municípios rondonienses, por meio da Escola Pública de Trânsito – Esptran. Os educadores das Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans de Espigão do Oeste e de Cacoal promoveram atividades, nos dias 12 e 13, para idosos nos municípios.

Em Espigão do Oeste, a ação aconteceu na quarta-feira, 12, com uma manhã de jogos, palestras, dança e roda de conversa para anciãos do Centro dos Idosos. Os servidores da Ciretran de Espigão do Oeste, Wilson Cezar Ferreira e Sueli de Santana, iniciaram a atividade com uma roda de conversa, objetivando sensibilizar os idosos que são agentes proativos na construção de rede de proteção ao motociclista.

Além das orientações de segurança para motociclistas, a equipe de educação também enfatizou sobre os cuidados que os idosos devem ter no trânsito quando estão na condição de passageiros de motos, usando corretamente o capacete, e na condição de pedestres, fazendo a travessia das ruas, preferencialmente na faixa de segurança. Jogos, panfletos e premiações com kits de garrafas e camisetas, e de uma bicicleta com o capacete, fizeram parte da atividade desenvolvida para 107 idosos.

Para o governador de Rondônia, a importância de investir em atividades no tocante à sensibilização traz resultados positivos. “Envolver os avós nesta campanha com suas experiências de vida, sensibiliza a sociedade para promoção de um trânsito de paz. O Governo do Estado vem desenvolvendo trabalhos de incentivo à qualidade da trafegabilidade no trânsito”, evidenciou.

“Parada Educativa” realizada em pelos educadores da Ciretran de Cacoal

“Acreditamos que o apelo que os avós fazem aos parentes motociclistas sobre cuidados e cumprimento das regras, fazem com que estes participem do trânsito, vá e volte em segurança, aplicando atitudes que primam pela vida”, disse Sueli de Santana.

A idosa, Lindaura Waiandt, que participou ativamente da ação em Espigão do Oeste, agradeceu ao Detran pelas orientações e atividades desenvolvidas na instituição. “Foi um momento de reflexão para todos, no qual nos conscientizamos que podemos sensibilizar nossos familiares motociclistas que transitem e proporcione segurança para todos que participam do trânsito”, agradeceu Lindaura.

Em Cacoal foi realizada uma “Parada Educativa de Trânsito”, na Avenida Dois de Julho, nesta quinta-feira, 13, com a participação do Conselho do Idoso. A “Parada Educativa de Trânsito”, ação similar à blitz, na qual veículos são parados enfileirados em um trecho da via dividida por cones, teve o objetivo de orientar condutores de veículos e motocicletas sobre o respeito e paciência com as pessoas idosas. “Se tem idosos no trânsito, tem que ter mais respeito no caminho”, lembrou o educador da Ciretran de Cacoal, Júlio Cesar Ferreira.

ESTATÍSTICA

Os dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran, apontam que nos anos de 2021 e 2022, de janeiro a setembro, ocorreram 16.880 sinistros em Rondônia, dos quais 14.216 envolveram motociclistas.

O diretor da Escola Pública de Trânsito – Esptran, Renato de Moraes Ramalho pontuou que, as ações educativas de abril têm o importante papel de evidenciar a vulnerabilidade da motocicleta como meio de transporte, tanto para quem pilota quanto ao carona.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem