Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas promove ações de conscientização em escolas de Espigão do Oeste

Trending

Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas promove ações de conscientização em escolas de Espigão do Oeste

Reunião contou com a presença de autoridades, professores e técnicos para debater a prevenção junto aos estudantes

Porto Velho, RO - O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – Conepod, está promovendo atividades de conscientização e prevenção nas instituições de ensino urbano e indígenas, no período de 4 a 7 de abril, em Espigão do Oeste. Na manhã da terça-feira (4), na sede da OAB, aconteceu uma reunião com autoridades locais, diretores de escolas da rede municipal e estadual, representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal Antidrogas e do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

O presidente do Conselho, David Inácio, destacou a importância das atividades de conscientização e prevenção, direcionadas aos jovens e adolescentes; falou sobre os malefícios que as drogas lícitas e ilícitas causam a saúde do ser humano.

Os professores do Departamento de Psicologia – DPSI da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Paulo Renato Vitória Calheiros e Paulo Rogério Morais, e o psicólogo Indigenista Especialista em Saúde Mental e Dependência Química da Ong Kanindé, Edson da Costa Carvalho, além de técnicos do próprio Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, foram convidados para participarem do trabalho, e debaterem formas eficientes de se trabalhar junto ao público estudantil; a temática da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, com autoridades e educadores.

“O Conepod é responsável pela articulação, a nossa missão aqui é macro, nós trouxemos especialistas para debatermos o assunto e juntos encontrarmos alternativas para trabalharmos ações de conscientização e prevenção junto ao público jovem”, disse o presidente do Conselho.

Conepod com a sociedade busca alternativas de prevenção ao uso de drogas

Para o governador do Estado, Marcos Rocha a conscientização dos jovens sobre os malefícios que as drogas causam é de fundamental importância. “As ações do Conepod junto as instituições de ensino asseguram que de fato as ações alcancem resultado”, afirmou.

A promotora de Justiça de Espigão do Oeste, Lurdes Helena Bosa destacou a relevância das ações preventivas ao consumo de drogas, e disse que são comuns as ações repressivas de prisão e apreensão de produtos ilícitos. Pontuou que o caminho para o enfrentamento é a união de todos os órgãos, inclusive da sociedade. O prefeito de Espigão do Oeste, Welington Campos disse que reativou o Fundo Municipal Antidrogas para oferecer meios, com objetivo de que as ações preventivas aconteçam de fato em seu município, pois o consumo de drogas lícitas e ilícitas tem aumentado consideravelmente na região.

No período da tarde, o Conepod esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerris Adriani Turatti, onde promoveu roda de conversa com os professores e atividades com os alunos. Os professores do Departamento de Psicologia da Unir e o psicólogo da Ong Kanindé debateram o tema com os professores, enquanto o coordenador de Atividades Sociais da Polícia Militar de Rondônia, coronel Odenilson Braga trabalhou com os alunos no pátio da escola.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem