O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

7.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – O padre Paulino Nogueira inicia uma desobriga pela Ferrovia Madeira-Mamoré, depois nos rios Guaporé/Mamoré, desde Porto Velho até Espiridião Marques (Guajará-Mirim) e daí a Forte Príncipe e Vila Bela.

1940 – O Serviço de Recenseamento publica nota pedindo que a população contribua com informações para compor o censo brasileiro. 

1971 – A Ceplac, sob a coordenação do técnico Frederico Álvares Afonso, inicia a implantação de um projeto de produção de cacau em Rondônia.

1982 – Rolim de Moura ganha luz elétrica pública. 

1990 - A 11 meses de passar o cargo a seu sucessor, o governador Jerônimo Santana anuncia implantação o plano de campanha, de 1986, para reduzir custos administrativos.

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Saúde. Dia Nacional do Jornalista. Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.  Dia do Médico Legista.

Cristãos lembram a Paixão de Cristo; também São Batista de La Salle, São Germano José

BRASIL

1831 – D. Pedro I abdica ao trono e viaja para Portugal. 

1908 - Criada, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

1957 — Inaugurado o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundia (RJ)l, para receber os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Itália.

MUNDO

529 — Publicado o Corpus Juris Civilis, obra jurídica fundamental, pelo imperador bizantino Justiniano. 

1948 - Foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

1973 — Morre Pablo Picasso (n. 1881), pintor espanhol sua maior obra é “Guernica”. 

1994 - O papa João Paulo ll reinaugura a Capela Sistina, há 15 anos em restauração. 

FOTO DO DIA

Ao longo da ferrovia Madeira-Mamoré, nos mais de 300 KMs entre Porto Velho e a vila de Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim), havia várias pequenas vilas ou povoados, onde o trem parava para abastecimento, refeição ou só para pegar/deixar passageiros, enquanto em Abunã a composição vinda de Porto Velho pernoitava.

A 90 KM, saindo de Porto Velho, pela lei 495 de 03/07/1908, foi criado pelo governo de Mato Grosso um distrito, denominado “Vila de Generoso Ponce”, em honra a Generoso Paes Leme de Souza Ponce, então Governador de Mato Grosso.

Essa vila, localizada onde se encontram os rios Jacy-Paraná e Madeira, foi incluída como distrito – mesma coisa com relação à época a Espiridião Marques e Ariquemes – ao município de Santo Antônio do Rio Madeira.

Quando da criação do Território do Guaporé (1943), passou a ser oficialmente chamada “Jacy-Paraná”, mudança que também aconteceu com Espiridião Marques, agora Guajará-Mirim, e “Presidente Marques”, que já era chamada Abunã.

(c/informações do pesquisador Audenir Courinos, inclusive foto da vila de “Generoso Ponce”)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem