Biodigestor será apresentado pela Emater como tecnologia sustentável na Rondônia Rural Show Internacional

Trending

Biodigestor será apresentado pela Emater como tecnologia sustentável na Rondônia Rural Show Internacional

O biodigestor é uma tecnologia de baixo custo que produz o biogás combustível e biofertilizante

Porto Velho, RO - Na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que tem como tema “Tecnologias Sustentáveis”, os visitantes poderão encontrar novidades em tecnologia e métodos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a produção no campo. Na vitrine tecnológica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater Rondônia, será possível conhecer o biodigestor, uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases do efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, adubo rico em nutrientes.

O produtor rural que adotar a tecnologia do biodigestor pode economizar em energia elétrica e deixar de comprar gás de cozinha com a instalação de um único equipamento; é o que pretende demonstrar o extensionista rural, Jurandir Batista de Mesquita, com a instalação de um biodigestor no estande da Emater.

“Mesmo sendo considerado de tecnologia simples, o equipamento tem capacidade de gerar energia e trazer grandes benefícios ao meio ambiente, saúde e economia na propriedade rural. O biodigestor supre as necessidades de gás de cozinha e até de energia elétrica, de uma propriedade rural”, explica.

O governador Marcos Rocha enfatizou o por quê da escolha deste tema para esta edição da Rondônia Rural Show. “Temos trabalhado em conjunto com os produtores para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem e tornem a produção rural mais eficiente, contribuindo para um produto de qualidade. Tudo isso, pensando em preservação do Meio Ambiente e sustentabilidade”.

INVESTIMENTO

Jurandir Mesquita explica ainda que, com um investimento de aproximadamente R$ 5 mil, o produtor rural pode construir seu biodigestor com capacidade de gerar biogás equivalente a 1,8 botijão de gás de cozinha, e ainda produzir aproximadamente 200 kg de biofertilizante por mês.

“É importante salientar que, o gás produzido no processo de biodigestão é incolor, não tem cheiro e é um combustível que pode ser usado para o funcionamento de fogões, geladeiras a gás, e em máquinas e equipamentos com motores a combustão. E na Rondônia Rural Show, já há cooperativas de crédito interessadas em financiar a construção do equipamento, que pode ser incluída em projetos do Pronaf”, afirmou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem