Professores e técnicos educacionais da Seduc participam de formação continuada na Língua Brasileira de Sinais

Trending

Professores e técnicos educacionais da Seduc participam de formação continuada na Língua Brasileira de Sinais

Outros cursos de Libras já foram aplicados também a servidores de outras secretarias do Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - No Brasil, o ensino e o uso da Libras tem aberto inúmeras possibilidades para que as pessoas surdas tenham condições de se comunicar melhor no dia a dia e usufruir de direitos básicos concedidos a todos os cidadãos como, por exemplo, acesso ao ensino público. A importância da Língua Brasileira de Sinais na era da inclusão começa, principalmente, na área da educação. Com essa preocupação, o Governo de Rondônia, por meio da Diretoria Geral de Educação – DGE, Gerência de Formação e Capacitação Técnica – GFCTP, da Secretaria de Estado da Educação – Seduc tem realizado desde 2022, cursos de formação continuada em libras para servidores.

A gerente de formação, capacitação técnica e pedagógica da Seduc, Silvânia Gregório Carlos, pontuou que a Diretoria Geral de Educação – DGE tem se preocupado em continuar a investir ainda mais em formações voltadas à inclusão social. “Temos feito capacitações junto aos professores, iniciando pela capital e depois, chegando aos municípios do interior, para instruí-los sobre Libras e prepará-los para atender os alunos que falam na língua de sinais nas escolas”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a formação continuada junto aos professores e técnicos da Seduc, “é um dos importantes passos rumo a um amplo acesso, proporcionando assim, um ensino de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos que falam em Libras”.

Governo tem realizado cursos de formação continuada em libras

CAPACITAÇÕES

Em 2022, a Seduc realizou uma formação continuada na Língua Brasileira de Sinais – Libras, para cerca de 200 professores nos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Buritis. O curso teve duração de 40 horas aos técnicos da Seduc/Sede, no auditório Rosilda Shockness do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho, para 35 professores.

Neste ano, a Gerência de Formação e Capacitação Técnica – GFCTP da Seduc está organizando e trabalhando para a realização da prática da 3ª e 4ª etapas da formação continuada em libras, nos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

Buritis foi a primeira cidade a receber a 3ª etapa da formação continuada, que teve início na última segunda-feira (6), com o encerramento na sexta-feira (10). Os professores e técnicos da educação do município estão tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em Libras. Em maio, haverá a 3ª etapa do curso em Porto Velho e desta vez, terá um total de 160 horas/aula.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem