O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

30.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1954 – O Conselho Consultivo do Banco de Crédito da Amazônia, atual Basa, aprova cobrança ao Governo Federal de incentivos à criação de 20 seringais-escolas na região.

1982 – O governador Jorge Teixeira confirma que a escolha dos três candidatos do PDS ao Senado (Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto) foi só dele. Eram 8 pretendentes.

1990 – A quase 9 meses da eleição a governador já há oito pretendentes. Um deles, o senador Olavo Pires, está processando dois jornais, uma rádio e um jornalista que o acusaram de traficante de drogas.

2012 – Autorizada a Usina Hidrelétrica Santo Antônio (no Rio Madeira) a iniciar a geração comercial de energia de duas turbinas (71,6 Megas), interligada ao Sistema Nacional.

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Dia Mundial da Juventude. 

Católicos celebram São João Clímaco, São Zózimo

BRASIL

1922 — Partida dos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral para a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul (Lisboa/Recife) chegando a 17 de junho. 

1945 - O Brasil estabelece relações diplomáticas com a União Soviética.  

2010 — Inauguração da Ponte Estaiada João Isidoro França, nas comemorações dos 150 anos de Teresina.

MUNDO

1853 – Nasce pintor holandês Vincent Van Gogh (m. 1890). 

Em 1861 — O químico inglês William Crookes anuncia sua descoberta, o tálio.  

1939 - O número 27 da revista Detective Comics introduz o super-herói Batman. 

1976 — Os primeiros protestos do Dia da Terra são realizados em Israel/Palestina. 

FOTO DO DIA 

O JANTAR DOS SENADORES

Em 1982 a primeira eleição estadual em Rondônia teve 3 partidos: PDS, PMDB e o PT. Sem eleição a governador a “cereja do bolo” eram as três vagas a senador.

O PDS tinha oito na fila, um deles o deputado federal paulista Antonio Morimoto alegando um convite assinado por Teixeira dando-lhe uma das vagas. Rachid a mesma coisa. Sem acordo Teixeira os convidou a jantar, onde ele mostrou seu braço forte”, conforme o historiador Francisco Matias. Dos oito, um ausente, o vilhenense Flávio Donin.

Na antessala os pretendentes pregavam “união partidária”, o “apoio aos escolhidos” – mas, no íntimo, desde que o escolhido fosse o que estava falando”, e por aí. Todos na grande mesa do ágape, pratos servidos e Teixeira assume à palavra. 

“Leu, como se estivesse surpreso com o texto” o documento previamente preparado e anunciou os candidatos ao Senado pelo PDS: Claudionor Roriz, Odacir Soares e Galvão Modesto”, recordava Matias que dizia ter datilografado o documento lido por Teixeira.

Finda a eleição o PDS fez os três senadores, o 10, o 11 e o 12, como Teixeira os chamava.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem