O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

21.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – O jornal Alto Madeira noticia a instalação do “Juizado de Paz” em “Presidente Marques”, município de Santo Antônio (em 1928 “Presidente Marques” muda o nome para Guajará-Mirim).

1926 - Uma campanha de combate ao anofelino, e outros insetos causadores de doenças e limpeza de canais, é feita pela prefeitura em Porto Velho. (Nota da prefeitura)

1982 – Com a BR-364 fechada devido aos imensos atoleiros, um “Hércules” da FAB tem dupla missão: leva alimentos e cartas para Guajará-Mirim e traz toneladas de pescado para Porto Velho.


COMEMORA-SE

Dia Internacional das Florestas e da Árvore, Dia Internacional da Cor, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia do Pão Francês, Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Infância, 

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Católicos lembram São Nicolau de Flüe (padroeiro da Suiça)


BRASIL

1557 — Primeira celebração da Ceia do Senhor sob o rito calvinista no Brasil. 

1816 — O príncipe D. João Maria de Bragança passa a assinar como Rei D. João VI de Portugal, após a morte da Rainha D. Maria I.  

1823 — O inglês Thomas Cochrane é nomeado primeiro-almirante por D. Pedro I, caso único no país de uma patente ser concedida a um estrangeiro. 

1963 - O cartunista Maurício de Sousa cria a personagem Mônica.


MUNDO 

1844 - Início do Calendário bahá'í, primeiro dia do 1º ano do calendário bahá'í, celebrado como o Ano Novo Bahá'í ou Naw-Rúz. 

1994 — Entra em vigor a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.


FOTO DO DIA

“CHOQUE DE GERAÇÕES”

Professor Antonio Queiroz, por cujas mãos passaram muitos “focas” na redação do jornal “Estadão do Norte” – onde eu era editor de municípios, pergunta se eu gostava das músicas dos “Mamonas Assassinas”.

Respondi “Sim”, e ele explicou: um dos filhos, tinha de levar para a escola uma fita cassete com a música que gostava, um trabalho de Artes”.

O garoto queria uma que falasse em “doce de coco” e o Queiroz até ficou alegre. Sua música predileta na década de 1960 era essa. Gravou uma fita cassete e no dia seguinte entregou ao garoto. Na na hora do almoço o menino disse que “pagara” um mico”.

O Queiroz quis saber e o menino explicou: “A música do doce de coco que quero não é essa, é dos “Mamonas”. 

O problema é que o Queiroz gravou a música do Wanderley Cardoso, “Doce de Coco” (“Você não é doce de coco - Mas enjoei de você”) sucesso da “Jovem Guarda” em 1967. 

A dos “Mamonas” era a “Pelados em Santos” falando da paquera de um dos “Mamonas” e que dizia: 

“Seu corpão violão, meu docinho de coco, tá me deixando louco....”

Muitos pais não entendiam o “Mamonas” e, como para o Queiroz, foi um “choque de gerações”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem