O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

18.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1948 – O presidente Eurico Dutra autoriza o governador Frederico Trota iniciar as construções dos hotéis de Guajará-Mirim e Porto Velho, e outras obras nas duas cidades. 

1976 – O governador Humberto Guedes confirmou: a área da “Cascalheira” (P. Velho), será dada a moradores da zona alagada da capital – Bairro Pedacinho de Chão. 

18 – 1989 – Para o deputado Osmar Vilhena  não há condição de aprovar projeto, que teria apoio do governador Jerônimo Santana, para criar uma nova capital para o Estado.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Imigração Judaica. Dia do Demolay. 

Católicos celebram São Cirilo de Jerusalém. Santo Anselmo de Lucca.

BRASIL

1981 — Entra em vigor o Tratado de Montevidéu, que institucionaliza a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). 

1989 — Em São Paulo é inaugurado o Memorial da América Latina, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer 

MUNDO 

1314 – o grão-mestre dos Templários, Jacques Demolay é queimado vivo em Paris. 

1965 — O astronauta Aleksei Leonov (URSS) torna-se a 1ª pessoa a caminhar no espaço.

FOTO DO DIA

UMA POLÍTICA OU EDUCADORA?

Antes de tudo uma educadora, apesar de supostamente frágil, cujo nome deve ser grafado forte na história mais que centenária dessa terra que chamamos Rondônia.

Professora Marise Castiel, paraense, chegou a Porto Velho em 1947. A ela é atribuída uma parcela significativa na mudança radical da formação de professores, com a criação do “Curso Normal Regional do Guaporé”, ocupando cargos diversos em várias administrações do Território.

Envolvida com a cultura, dona Marise organizou a escola de samba Pobres do Caiari, “desde que viu um grupo de garotos desfilando sem organização”, conforme o carnavalesco Flávio Daniel, “tornando a “azul e branco” referência no nosso carnaval”.

Líder nata, a Educação foi sempre sua meta. Era “política na própria acepção da palavra”, narrou o historiador Francisco Matias, lembrando as humilhações que sofreu, com sua família no período de 1964 e que “ela foi pioneira na luta pela criação do Estado de Rondônia”. 

Primeira mulher eleita (vereadora) em Porto Velho, respeitada por todos. Faleceu em 1999, aos 82 anos, 51 deles servindo a Rondônia. (F. Vereadora Marise Castiel presidindo a Câmara Municipal de Porto Velho)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem