O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA 
    
Lúcio Albuquerque 
69 99910 8325

14.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

Dia 14 – 1921 – Os “capitães” dos times principal e aspirantes do Ypiranga Sport Club convocam jogadores para um “match”, em maio. (AM) 

Dia 14 – 1987 –  A um dia de assumir como  primeiro governador eleito do Estado, Jerônimo Santana acusou a Assembleia Legislativa de ter mais de mil funcionários fantasmas e anunciou criação de sete “secretarias extraordinárias”. (AM) 

Dia 14 – 1991 - O presidente do Judiciário desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca publica nota, defendendo juízes acusados pelo governador Jerônimo Santana em ação movida por funcionários públicos.

COMEMORA-SE 

Dia Nacional da Poesia. Dia Nacional dos Animais. Dia do Vendedor de Livros. Dia Mundial dos Carecas. Dia do Pi.
Católicos celebram Santa Matilde

BRASIL

1847 – Nasce Castro Alves (m. 1871), patrono do Dia Nacional da Poesia. 

1914 – Nasce Carolina de Jesus (m. 1977), seu livro “Quarto de Despejo” gerou um forte impacto social porque chamou a atenção para a questão das favelas. 

1985 — O presidente eleito Tancredo Neves é internado, morrendo sem tomar posse a 21 de abril, assumindo o vice José Sarney.

MUNDO

1592 — O verdadeiro “Segundo do Pi”: a maior correspondência entre as datas do calendário e os dígitos de π (pi) desde a introdução do calendário juliano. 

1879 — Nasce Albert Einstein (m. 1955), físico alemão. 

1883 - Morre Karl Marx, criador da base da doutrina do comunismo. 

FOTO DO DIA

O EURO, O FOCA E O BULLYING

Em fins de 1975 quando o dr. Rochilmer Rocha me contratou e ao Ivan Marrocos para editar o jornal que estava lançando, “A Tribuna”, cabendo a nós preparar pessoal para compor a equipe de redação, um deles o Nonato Cruz.

“A Tribuna” provocou uma “revolução” no jornalismo local, pelos equipamentos gráficos,  edição diária com 12 páginas, de segunda a segunda etc. 

Dia 16 de fevereiro é o Dia do Repórter, e na véspera pautamos o Nonato para entrevistar o, já então, decano da nossa imprensa, o diretor Euro Tourinho do “Alto Madeira”.

O Nonato fez a matéria. No dia seguinte o Euro publicou uma nota em sua coluna, a “AM na Rua”, admitindo ter sido “um “foca” me fazer lembrar”. O “foca” era o Nonato. 

E por que o “bullying”? Há um tempo eu conversava com uma jornalista e contei o fato. Ela achou absurdo, que o Nonato deveria ter ido à delegacia denunciar o bullying. 

Expliquei: o tal “bullying” ninguém sabia que existia por esse Brasil. Na época ninguém iria à delegacia denunciar isso, era normal entre nós.

Ainda outro dia o Carlinhos Araújo e o Montezuma Cruz, da velha guarda, lembravam do que se fazia com o “foca” e a calandra. Mas isso é outra história.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem