O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

11.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1920 – A enchente do Rio Madeira já invadiu a cidade de Porto Velho e cria problemas aos trens da Madeira-Mamoré, prejudicando o abastecimento da cidade.

1985 – Confirmado: Lideranças do PDS do Amazonas vêm a Porto Velho convidar o governador Jorge Teixeira (RO), a ser candidato ao governo daquele Estado ano que vem. 

 11 – 1987 – O governador eleito Jerônimo Santana confirmou que alguma secretarias serão ocupadas por pessoas que nunca vieram a Rondônia. 

11 – 1990 – Pela primeira vez desde 1976 o Cetremi, que cadastra em Vilhena migrantes vindos para Rondônia pela BR-364, registrou queda de quase 50% na chegada dos migrantes.

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Encanamento. 

Católicos celebram São Martinho de Porres, Santa Sílvia, Santo Eulógio, São Constantino, São Piónio (ritos ortodoxo e católico bizantino)

BRASIL

1962 — Morre Zé Dantas (n. 1921), compositor, autor de “A Volta da Asa Branca”, “Acauã”, coautor de “Luar de Sertão”. 

1535 – Fundada a cidade de Olinda (PE). 

1572 – Publicado “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.1942 - O Brasil declara guerra ao “eixo”. 

1991 — Entra em vigor o Código de Defesa do Consumidor.

MUNDO

2020 — A OMS declara a Covid-19 “pandemia”. 

1931 – Stálin, ditador soviético, proíbe vender Bíblias. 

1986 – Dia 1 milhão desde a fundação do Império Romano, no dia 21 de abril de 753 a.c.

FOTO DO DIA

CORRIJO: O governador Jorge Teixeira era fã do São Cristóvão e não do Flamengo como citei ontem na coluna (grato, Machado).

O CHEFE DO JUIZ

Em Ji-Paraná o governador Jorge Teixeira ia inaugurar uma quadra de esportes e decidiu que o jogo de abertura seria uma partida de basquetebol entre uma equipe local e o time dele, ainda que tivesse de levar até lá os do seu time, morando em Porto Velho.

Levou até o árbitro, um professor de Educação Física que também era técnico de voleibol. Até que o placar não estava ruim para o time dele, mas Teixeira tinha um problema, adquirido, conforme contava, em saltos quando era paraquedista do Exército.

E uma, duas, três vezes o juiz apitou “andada” do governador. Não deu outra, apesar das vaias da torcida. Ele tomou o apito, expulsou o árbitro e chamou outra pessoa para dirigir o jogo. Essa história me foi confirmada por duas pessoas, uma de JI e outra, do “time dele” aqui de Porto Velho.

 Um assessor que acompanhava Teixeira todos os dias e na maioria dos eventos, contou mais: quando o time do governador estava perdendo, ele mandava os do outro lado passar para o lado dele e os de seu time para o adversário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem