Novo vai ao STF contra imposto de exportação do petróleo cru

Trending

Novo vai ao STF contra imposto de exportação do petróleo cru

Planalto decidiu taxar temporariamente exportação de petróleo cru em 9,2% para bancar reoneração parcial da gasolina e do etanol. Foto: Divulgação

Porto Velho, RO - O Novo foi ao Supremo Tribunal Federal contra a cobrança do imposto de exportação do petróleo cru, anunciado pelo governo Lula. O partido entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) na corte junto de um pedido de Medida Cautelar requerendo a suspensão e a impugnação dos art. 7º e 8⁰ da Medida Provisória nº 1.163/2023.

“O Poder Executivo alterou um imposto de exportação por meio de um subterfúgio. Há vício de forma, pois a alíquota não poderia ser modificada por Medida Provisória e precisaria respeitar a regra da anterioridade”, alegou o presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, ao protocolar a ADI. Ele também destacou que o brasileiro já arca com uma alta carga tributária. “O governo deveria estar demonstrando preocupação em diminuir as despesas da máquina pública e não em aumentar imposto”, disse Ribeiro.

Semana passada, foi instituída, por meio dessa MP, a cobrança de imposto de 9,2% sobre as exportações de petróleo por quatro meses, entre março e junho, para compensar a arrecadação com a reoneração parcial da gasolina e etanol. O Novo argumenta, no entanto, que este imposto já existe e a alteração correta de sua alíquota deve ocorrer apenas por meio de uma Lei Complementar.

O partido alega que não houve qualquer menção por parte do governo à crise de abastecimento do mercado nacional dos produtos que passaram a ser tributados, quando o aumento do imposto pode ser usado como instrumento de manutenção da commoditty no mercado interno. “Não ocorreu porque não há atualmente esse problema de abastecimento. Sabe-se que, ao contrário, a capacidade de processamento do Brasil é bem inferior à capacidade de extração desses produtos, ou seja, mesmo com essa medida não é esperado nenhum aumento da produção brasileira de combustíveis”, diz o partido na petição.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem