Investidores digerem solução para combustíveis

Trending

Investidores digerem solução para combustíveis

Imposto sobre exportação de petróleo, crítica à distribuição de dividendos da Petrobras e redução no preço do combustível acenderam sinal de alerta para o mercado. Foto: Pixabay

Porto Velho, RO - Os mercados amanheceram nesta quarta-feira otimistas com dados da economia chinesa mostrando força. O PMI (Índice de Gerente de Compras) chinês apresentou alta acima da prevista pelos investidores e dá um tom positivo paras as negociações pelo mundo.

Os principais índice asiático fecharam em alta durante a manhã, com destaque para o Hang Seng, em Hong Kong, que subiu 4,21%, após seis sessões consecutivas de queda. O minério de ferro também reagiu bem e subiu mais de 2% na primeira parte da sessão em Singapura, retornado a casa dos US$ 126/tonelada.

Por aqui, no entanto, os investidores ainda devem avaliar durante o dia o efeito das medidas anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O governo optou por reonerar parcialmente os combustíveis a partir de hoje, com a volta da cobrança de PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol. Analistas e economistas refazem os cálculos sobre o impacto da medida sobre a inflação e, principalmente, no que diz respeito aos modelos do Banco Central.

Durante a coletiva em que anunciou as alterações, que incluem ainda a cobrança de imposto sobre a exporatação de óleo cru, Haddad fez coro com o presidente Lula ao criticar o patamar das taxas de juros e cobrou que o BC “reaja como previsto na ata” do último encontro da autoridade monetária.

Na prática, o ministro sinalizou que espera que a autarquia promova um corte na taxa de juros em resposta às medidas. “Do ponto de vista econômico, as medidas que estão sendo tomadas hoje são benéficas para a inflação em médio e longo prazo, o que abre espaço para a queda da taxa de juros. Não sou eu que estou dizendo, é a ata do Banco Central”, afirmou.

Como resultado, durante a sessão de ontem as taxas de juros futuros e o dólar subiram. As ações de empresas ligadas ao setor de petróleo caíram, e a Petrobras se destaco na bolsa de valores como a maior contribuição negativa para o índice. O Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,74%, aos 104,9 mil ponto.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem