Governo trata com Ministério do Desenvolvimento Social sobre trabalho das Comunidades Terapêuticas

Trending

Governo trata com Ministério do Desenvolvimento Social sobre trabalho das Comunidades Terapêuticas

Governo do Estado tem apoiado as Comunidades Terapêuticas com materiais de higiene, limpeza e alimentos

Porto Velho, RO - Na sexta-feira (3), o Governo de Rondônia, por intermédio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – Conepod tratou da importância do trabalho que as Comunidades Terapêuticas realizam no acolhimento e tratamento da pessoa usuária de substâncias psicoativas, durante reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

A reunião aconteceu na Esplanada dos Ministérios, no gabinete da Secretaria Executiva e contou com a presença do presidente do Conepod, David Inácio, do diretor do MDS, Yves Bastos, com o chefe de gabinete, Gustavo Alves e com a gerente de projetos, Danuelle Andrade.

O presidente do Conepod ressaltou a importância do trabalho realizado pelas Comunidades Terapêuticas no Estado de Rondônia, quanto ao acolhimento e tratamento de pessoas com dependência química, “em Rondônia nós temos 47 Comunidades Terapêuticas, algumas bem estruturadas e outras que têm a mínima condição”, disse David Inácio.

Segundo o presidente do Conselho, o trabalho de acolhimento que todas as Comunidades Terapêuticas realizam em Rondônia é muito importante, cada uma utiliza o seu método de tratamento, podendo ser atividades laborais, recreativas, oficinas profissionalizantes, esportivas, acolhimento psicológico e espiritual.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conepod visando o combate às drogas. “São realizadas ações voltadas à prevenção, tratamento, recuperação contra as drogas. “Quando uma pessoa da família se torna dependente de substância psicoativa, toda a família fica doente também e medidas para prevenir contra as drogas são fundamentais”, ressaltou.

David Inácio, comentou que o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas percorre o Estado para fiscalizar as comunidades terapêuticas, e que tem apoiado as instituições, fornecendo materiais de higiene, limpeza e alimentos.

O presidente do Conepod falou sobre a importância da aproximação da União nesse trabalho, pois é neste ponto em que nascem as políticas públicas, e também ressaltou a importância do envolvimento dos municípios nas políticas públicas sobre drogas. Rondônia oferece 112 vagas para tratamento de dependentes químicos no Estado e a União 43 vagas, o presidente do Conselho defende a ampliação do número de vagas no Estado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem