Governo lança Programa de Segurança Rural com georreferenciamento na região da Ponta do Abunã

Trending

Governo lança Programa de Segurança Rural com georreferenciamento na região da Ponta do Abunã

Programa de Segurança Rural garante celeridade no atendimento nas regiões

Porto Velho, RO - Para dar mais segurança aos moradores da área rural de Rondônia, o Governo do Estado com ações da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, criou o Programa de Segurança Rural que agiliza o atendimento de ocorrências por meio da tecnologia. Esse programa acontece em parceria com a sociedade civil organizada, através de uma iniciativa público privada e já está em operação desde o dia 6 de maço de 2023, em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa fortalece as ações do governo voltadas para a área rural e dá a garantia para que o produtor possa ter um ambiente seguro para morar e desenvolver suas atividades econômicas. “Nosso compromisso é oferecer tanto à área rural quanto à urbana mais qualidade de vida, principalmente no quesito segurança pública, fazendo com que a polícia esteja ainda mais presente”, destacou.

EQUIPAMENTOS

A Polícia Militar utiliza equipamentos modernos e coleta os dados dos moradores, das propriedades, dos funcionários e também realiza mapeamento de maquinários e equipamentos agrícolas. Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe uma placa de identificação; em caso de urgência, o produtor aciona a polícia, informa o número e a coordenada geográfica para agilizar o atendimento.

O comandante regional de policiamento, coronel Robson Brancalhão, afirmou que esse programa é inovador e inclui a participação dos moradores dessa região diretamente em contato com a polícia. “O mapeamento das regiões, organização dos conselhos de segurança rural, a criação de grupos para troca de mensagens entre os vizinhos e eventuais pedidos de socorro são essenciais e facilitam o trabalho da polícia na entrega de uma rápida ação de resposta”, ressaltou.

CELERIDADE

O Programa de Segurança Rural é feito junto com a sociedade e traz mais qualidade de vida aos moradores das áreas. O Governo do Estado por meio da Sesdec tem acompanhado e dado o suporte para que a polícia desempenhe de forma rápida e ágil o trabalho de combate ao crime.

O Secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que além do atendimento às ocorrências de possíveis crimes na área rural, o dever do Estado é criar métodos que inibam e/ou evitem tais práticas criminosas. “Nossa missão é entregar aos cidadãos segurança pública eficaz para que eles tenham tranquilidade para trabalhar, cuidar da família e de seus bens. O trabalho da polícia é, além de combater o crime, agir de forma ostensiva e preventiva, por isso o governo investe em tecnologia e equipamentos de última geração”, ressaltou Vital.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem