Ecoparque Porto Velho realiza encontro com empresas transportadoras de resíduos sólidos

Trending

Ecoparque Porto Velho realiza encontro com empresas transportadoras de resíduos sólidos


Porto Velho era uma das últimas capitais do Brasil sem solução adequada para o lixo doméstico

Porto Velho, RO -
Na manhã da última sexta-feira (3), o Ecoparque Porto Velho recebeu a visita de representantes das transportadoras de resíduos sólidos para um café da manhã e um bate-papo sobre o empreendimento.

O objetivo deste encontro foi apresentar o Ecoparque, bem como reafirmar informações sobre a legislação que rege a gestão de resíduos em Porto Velho. Orientando sobre a destinação final ambientalmente correta que é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos Brasileira (PNRS), por meio da Lei n° 12.305/2010 e do município, conforme determina o art. 26 do Decreto n° 15603, que proíbe a coleta pública em empreendimentos que gerem quantidade superior a 200 litros/dia de resíduo, devendo os mesmos arcarem com o custo de coleta, transporte e destinação de seus resíduos.

Após o bate-papo, os empresários foram conduzidos a conhecer as dependências do empreendimento.

SOBRE O ECOPARQUE

Porto Velho era uma das últimas capitais do Brasil sem solução adequada para o lixo doméstico descartado por milhares de famílias. A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) foi instalada recentemente em um aterro sanitário privado.

O novo ativo tem a capacidade de receber inicialmente cerca de mil toneladas diárias de resíduos. Além do descarte ambientalmente correto, ao longo dos próximos anos, o ecoparque poderá implantar a exploração de biogás, energia e gás renovável, como o biometano, além da recuperação de recicláveis, geração de créditos de carbono, dentre outras atividades.

Esse é um passo significativo na redução do volume de resíduos, preservação do meio ambiente, com efeitos na qualidade de vida e saúde da população portovelhense.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem