Rondônia Virtual

Trending

Sem título

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

26.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

26 – 1867 – O imperador Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a fazer estudos para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.

26 – 1950 – As declarações do francês Roger Peyré de que matara 28 índios para roubar uma índia no rio Guaporé, segundo o general Candido Rondon, são “mentirosas e fantasiosas”.

26 - 1985 – Mais de 500 crianças entre 11 e 14 anos participaram do VI Torneio Gigantão de Voleibol em Porto Velho.

26 – 1991 - Depois de duas semanas em greve, motoristas e cobradores de ônibus aceitaram a mediação do TRT e a greve chegou ao fim em Porto Velho.

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Dia do Cacau (BR). Dia do Mercosul.

Católicos celebram São Cástulo, São Bráulio de Saragoça, São Ludgero, 

BRASIL

1772 – Criada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, que deu origem a Porto Alegre. 

1991 — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinam o Tratado de Assunção, dando início ao Mercosul (Mercado Comum do Sul). 

2014 — Equipe internacional liderada por brasileiros descobre o primeiro sistema de anéis em um asteroide do Sistema Solar.

MUNDO

1830 — O Livro de Mórmon é publicado em Palmyra, Nova York. 

1831 – Morre Richard Allen (n. 1760), primeiro bispo negro dos Estados Unidos, fundou a Igreja Metodista Episcopal Africana. 

1923 - Morre Sarah Bernhardt (n. 1844), citada como a mais famosa atriz da história. 

1953 — Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite. 

FOTO DO DIA

PORTO VELHO, DÉCADA DE 60

Manhã de um dia qualquer no verão amazônico década de 1960 em Porto Velho. Foto captada a partir da ladeira da avenida Presidente Dutra, entre o então Porto Velho Hotel (depois Unir Centro) e o Palácio Presidente Vargas (então sede do governo territorial, depois Museu Estadual), prédios que não aparecem na foto.

Adiante, à direita, o Fórum Ruy Barbosa, sede da Justiça. Ao fundo a floresta imensa abafando a cidade, então em torno de 70 mil habitantes. 

No centro da avenida os postes com luminárias de energia elétrica gerada pelo SAALFT (Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território), depois Ceron (luz) e Caerd (água e saneamento).

O piso da avenida era de bloquetes, à esquerda em primeiro plano o Mercado Municipal (atual Mercado Cultural), que em 1966 seria consumido pelo fogo. À direita os prédios em construção do Banco da Amazônia e da Associação Comercial, depois a sede dos Correios, e a seu lado, menor, o prédio onde funcionou uma agência do Banacre, atual Sesc Centro. (F. Acervo Luciana Kuhlkamp em Rondônia Minha Querida Rondônia).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem