O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

23.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

23 – 1922 – O 1º suplente de juiz de Direito Manoel Amaro Lopes Pereira, por ausência do titular e determinação do governador Rego Monteiro, instala o Poder Judiciário no município de Porto Velho (AM).

23 - 1947 – O Superior Tribunal Eleitoral não acatou recurso do candidato Paulo Saldanha e declarou eleito o ex-governador Aluízio Ferreira para única vaga de deputado federal, o primeiro do Território. (AM) 

23 – 1982 – O Estado de Rondônia, instalado há pouco mais de um mês, precisa contratar pelo menos 6 mil servidores em áreas vitais, como Educação, Saúde e Segurança. (AM) 

23 – 1991 – Apesar de decisão da Justiça estadual, a Assembleia Legislativa vai continuar o processo por “crime de responsabilidade” contra o governador Jerônimo Santana (AM)

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Dia Nacional do Rotary. Dia da Sdedução.

BRASIL

1901 — Criação do Instituto Butantan, o maior produtor de imunobiológicos e biofarmacêuticos da América Latina. 

1988 - – Autorizado o funcionamento das TVs por assinatura. 

MUNDO

1455 — Data tradicional da publicação da Bíblia de Gutenberg, o 1º livro ocidental impresso com tipo móvel. 

1765 – O químico Henry Cavendish (ING) descobre o hidrogênio. 

1861 – Depois de sofrer uma tentativa de assassinato, Abraham Lincoln chega disfarçado a Washington para assumir a presidência dos EUA; quatro anos depois seria assassinado em Washington. 

1904 – Os EUA obtém o controle do Canal do Panamá por U$ 10 milhões, até 1999. 

FOTO DO DIA

Constituído Território em 1943, o do Guaporé (em 1956 Rondônia), elegeu seu único deputado federal para a legislatura 1947/1951, e depois de trocas de acusações entre partidários de Aluízio Ferreira (1.288 votos) e Paulo da Cruz Saldanha (988 votos), o TSE manteve a decisão da justiça local, vitória a Aluízio.

Os dois, segundo os historiadores Esron Menezes (aluizista) e Abnael Machado, além do jornalista Euro Tourinho, eram amigos, até que se separaram, havido dois fatos distintos que teriam sido causa da separação, mas o mais provável é que isso tenha ocorrido em razão “da esnobação do coronel Aluízio”.

Abnael e Euro contavam a mesma razão: depois de confirmado candidato, Aluízio mudou-se para o Rio de Janeiro, e lá teria telegrafado (*) a amigos dizendo que esperaria apenas o resultado das urnas.

“Uma esnobação”, conforme Euro e Abnael, irritando alguns aliados que teriam lançado a candidatura de Paulo Saldanha. Em seu livro “O Alferes e o Coronel”, o autor Paulo Cordeiro Saldanha acusa de fraude a eleição.

(*) É bom lembrar: na época a forma mais rápida de contato era o telégrafo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem