O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

12.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1904 –O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis, que dá direito ao Brasil sobre as terras do Acre e autoriza a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira para dar à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico.

1976 – O vereador Abelardo Castro defende a necessidade do presidente Ernesto Geisel entender que há muito tempo Rondônia não cabe mais na condição de Território (AM)

1985 – O colunista Ary de Macedo analisa a disputa ferrenha dentro do PMDB pela indicação do substituto de Jorge Teixeira no governo de Rondônia (AM pág 2)

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Charles Robert Darwin, autor de “A Origem das Espécies”. 

Católicos lembram Santa Eulália e São Saturnino. 

BRASIL

1998 – O presidente Fernando Henrique sanciona a Medida Provisória (MP) 1.511, que estabelece medidas de prevenção ambiental no país. 

1920 – Nasce Heleno de Freitas (m 1959), um dos grandes nomes do futebol na fase pré-Pelé.   

1938 — Nasce o cantor e compositor Martinho da Vila. 

MUNDO

1804 — Morre Immanuel Kant (n. 1724), antropólogo, filósofo alemão, obras principais Crítica da razão pura e Crítica da razão prática. 

2001 — O mapa completo do genoma humano é apresentado oficialmente.

FOTO DO DIA

A história recuperando a história. Essa o historiador Esron Penha de Menezes gostava de contar, a eleição da mais bela moradora da pequena Porto Velho, em outubro de 1917, escolhida foi a jovem Maria de Lourdes, que todos chamavam “Liquinha”.

O concurso foi realizado pelo jornal Alto Madeira (AM), através de votação popular, conforme edições do AM que manuseei, mas nunca encontrara cópia do matutino, àquela altura com 5 meses de vida.

A regra da eleição era simples: a eleita seria a que tivesse mais cupões depositados na urna do jornal. Ao preço de 1 centavo de réis, cada edição trazia um cupom colocado numa urna na porta do jornal. 

No início de 1918 o AM realizou, com mesmo sistema de captação de votos, o concurso para escolher “A Dama que melhor dança”.

Esron dizia que na década de 1930 foi ao Rio de Janeiro, levando uma carta para nossa primeira Miss Rondônia, e que teria tentado obter autorização dela para namorar sua filha, sem sucesso.

O professor Célio Leandro, a quem agradeço, mandou a foto da página. A arte é de Letícia Albuquerque.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem