O Dia na História

Trending

O Dia na História

 

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

16.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1919 – A disputa sangrenta, pelo mesmo homem, entre 2 mulheres, num alojamento da ferrovia Madeira-Mamoré: pela 1ª vez que a manchete principal do Jornal Alto Madeira é sobre um crime. (AM)

Dia 16 – 1922 – A Assembleia Legislativa do Amazonas rejeita o orçamento/1922 da prefeitura de Porto Velho, por proposta do deputado Joaquim Augusto Tanajura, ex-prefeito de Porto Velho (AM).

DIA 16 – 1942 – Retorna a linha aérea Porto Velho/Rio de Janeiro, paralisada pela empresa alemã Condor (AM).

DIA 16 – 1974 – Fundada em 1972, a seccional da OAB rondoniense elege sua 1ª  diretoria, presidida pelo advogado Fouad Darwich Zacharias (Jornal O Guaporé)

COMEMORA-SE

Dia do Repórter (BR). 

Católicos lembram Santa Juliana da Nicomédia.

BRASIL

1822 — D. Pedro I, cria o Conselho dos Procuradores Gerais das Províncias do Brasil. 

1958 - Nasce Oscar Schmid (BR) um dos 3 maiores pontuadores do basquete mundial. 

1984 – Primeiras manifestações pelas eleições diretas, em 5 capitais brasileiras. 

1992 — Morre o ex-presidente Jânio Quadros (n. 1917), renunciante após meses no cargo, quando proibiu uso de biquini nas praias. 

2018 — O presidente Michel Temer decreta a  intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. 

MUNDO

1923 — Howard Carter abre a câmara mortuária do Faraó Tutancâmon. 

1937 — Wallace Carothers (n. 1896) recebe uma patente dos EUA para o náilon. 

2005 — Entra em vigor o Protocolo de Quioto após a sua ratificação pela Rússia.

FOTO DO DIA

Desde a primeira vez que desfilou, no início da década de 1980, a Banda do Vai Quem Quer sempre teve parcerias importantes, como em quase 20 anos foi o – inicialmente Bloco da Imprensa – Bloco das Piranhas (*) - hino oficial foi de autoria do jornalista Zé Catraca.

Esse bloco atraía principalmente o público feminino, em maioria familiares dos “piranheiros”, todos vestidos “de mulher”, e como a maioria era de jornalistas isso levava a “gozações” nas redações. Para não fugir à regra, “tudo começou num  boteco, no caso o Bar do Canto”.

O presidente das “Piranhas”, fotojornalista Rosinaldo Machado, levou uma prensa do seu chefe, o governador Jorge Teixeira e serem, ele e vários participantes, ameaçados de excomunhão num caso de roupas “emprestadas” de religiosas estendidas num varal no colégio Auxiliadora.

No “Piranhas”, uma das atrações era a “noiva”, lugar ocupado por muitos anos pelo jornalista Sérgio Valente. Além das “Piranhas”, que era uma espécie de “Abre Alas” da Banda, outros blocos se agrupavam à Banda do Vai Quem Quer. 

A irreverência da Banda sempre foi grande e idem as “Piranhas” que em seus 15 anos levou  o enredo “O Bloco das Piranhas nos seus 15 anos continua assim... Virgem”. 

(*) https://www.newsrondonia.com.br/noticia/69811-rosinaldo-machado-historias-do-bloco-das-piranhas-na-banda

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem