Em dia de mau humor, Gleisi empurra ativos nacionais para baixo

Trending

Em dia de mau humor, Gleisi empurra ativos nacionais para baixo

Post da presidente do PT no Twitter defendendo mudança na política de preços da Petrobras e prorrogação da desoneração dos combustíveis pesaram sobre mercados. Foto: B3

Porto Velho, RO - A sexta-feira, que tinha tudo para ser um dia difícil para os investidores, ficou pior ainda com a ajuda, no meio da tarde, de Gleisi Hoffmann. Após a publicação da petista, as ações da Petrobras registraram as mínimas do dia e encerraram as negociações em queda de mais de 2% em dia de alta do preço do petróleo nas bolsas pelo mundo.

Para se ter ideia do impacto, a gigante petrolífera brasileira foi de longe a maior queda do setor no Ibovespa. PetroRio fechou em alta de 0,35%, enquanto a 3R Petroleum terminou o pregão em baixa de 0,41%. Vale salientar ainda que a estatal brasileira foi a segunda maior contribuição para a queda do índice, que fechou em -1,67%, aos 105,7 mil pontos.

Dados de inflação aqui e nos Estados Unidos também colaboraram para azedar o humor dos investidores logo no início da manhã. No Brasil, o IPCA-15 acima das expectativas pressionou as taxas de juros, que registraram alta em, praticamente, todos os prazos de vencimento. Apesar disso, o mercado precifica o início dos cortes na Selic ainda em 2023.

No exterior, o deflator PCE (Índice de preços das despesas com consumo pessoal) também registrou aceleração acima da antecipada pelos investidores, o que fez com que o mercado passasse a esperar um aperto monetário ainda maior. As expectativas no Estados Unidos agora precificam uma taxa de 5,57% a.a. (no limite superior) para o fim do ciclo de alta por lá. Para se ter uma ideia da força do movimento, um mês atrás a curva de juros por lá indicava esse limite abaixo de 5,10% a.a..

Com isso, o dólar ganhou força e encerrou com valorização contra praticamente todas as moedas emergentes, excetuando-se o peso colombiano e a lira turca. A dinâmica interna também acabou contribuindo para o real registrar a segunda pior performance entre os emergentes no dia. Por fim, a moeda norte-americana subiu 1,31% contra a brasileira, cotada a R$ 5,20.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem