O dia 30 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Trending

O dia 30 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA 

BOM DIA, 4ª feira, 30 de NOVEMBRO

Por Lúcio Albuquerque WhatsApp 69 99910 8325

COMEMORA-SE

Dia do Estatuto da Terra, Dia do Estatuto da Terra, Dia Nacional do Evangélico, Dia da Amizade Argentino-Brasileira, Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas (ONU), Dia do Teólogo

Católicos celebram Santo André Apóstolo, São Galgano Guidotti,

RONDÔNIA

1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

1949 – O rádio técnico Humberto Amorim inaugura o 1º sistema eletrônico de comunicação em Porto Velho, o serviço de alto falante A Voz da Cidade.

1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim será a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino.

BRASIL

1847 — Nasce Affonso Penna, 7º presidente do Brasil (m. 1909). 

1964 - O presidente Castelo Branco, promulga o Estatuto da Terra, lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais. 

1991 — Morre Heráclito Fontoura Sobral Pinto, jurista brasileiro (n. 1893).

MUNDO

1835 — Nasce Mark Twain (m. 1910), escritor (EUA) autor de As aventuras de Tom Sawyer. 

1872- Inglaterra e Escócia empatam em 0 a 0 no 1º jogo de futebol entre seleções da história. 

1874 — Nasce Winston Churchill (m. 1965), estadista britânico. 

1982 — O álbum Thriller, de Michael Jackson, foi lançado.

FOTO DO DIA

Depois de 39 anos fechada, a Câmara Municipal de Porto Velho voltou a funcionar em 1969, conforme decreto do presidente Costa e Silva, e como os que os antecederam desde a instalação do município em 1915, sem remuneração. 

Os vereadores de 1969 eram dos dois partidos existentes: pela Arena, Anísio Gorayeb (eleito presidente), Antonio Leite da Fonseca e Castro Filho, José Saleh Morheb, Dionísio Xavier da Silveira, Antonio Serpa do Amaral e Edgar Lobo de Vasconcelos. 

O PMDB elegeu MDB – Francisco das Chagas Teixeira, Joventino Ferreira Filho e Inácio Mendes da Silva, todos empossados pelo juiz Cesar Soares de Montenegro. Chamava a atenção que, numa época em que a vigilância do SNI era imensa, um membro do proscrito PCB, o vereador Dionísio Xavier, do núcleo do partidão em Porto Velho, tenha sido eleito, e pela Arena, o partido do governo. (Na foto, grupo de vereadores na missa em Ação de Graças).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem