Janja vai ao Itamaraty, que envia convites e espera posse com recorde de autoridades estrangeiras

Trending

Janja vai ao Itamaraty, que envia convites e espera posse com recorde de autoridades estrangeiras

Presidentes dos países vizinhos são esperados e início do governo pode virar ‘mini-cúpula’ da América do Sul

Porto Velho, RO -
A futura primeira-dama Rosângela Silva, visitou na manhã de terça-feira o Palácio Itamaraty em Brasília. Janja fez o reconhecimento de território de um dos locais que fará parte da cerimônia institucional da posse. E, segundo a instituição, essa deve ser a maior cerimônia de troca de governo no Brasil, com recorde de autoridades estrangeiras.

Será no Itamaraty que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber chefes de estado e delegações estrangeiras. Nesta semana, o Ministério de Relações Exteriores começou a disparar os convites para os chefes de estado para a posse de Lula em 1º de janeiro.

No Itamaraty e na equipe de transição, a expectativa é que está seja a maior posse já organizada no país, em número de autoridades estrangeiras. Integrantes da organização esperam que praticamente todos os presidentes dos países vizinhos ao Brasil compareçam. A ideia é que o evento tenha ares de uma “mini-cúpula regional” da América Latina.

A previsão deve se confirmar por duas razões principais. Primeiro pela liderança de Lula junto aos países vizinhos como Argentina, Chile e Colômbia em um momento em que quase todos os países da região são de esquerda e se posicionam contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, a posse será uma oportunidade importante para o novo governo mostrar posição de aposta na integração entre os países, contrariando o posicionamento do governo Bolsonaro. Lula repetiu diversas vezes durante a campanha que quer recuperar o protagonismo internacional do Brasil e logo após a vitória nas urnas já fez a primeira viagem como presidente eleito, ao participar da Conferência do Clima no Egito, durante a COP 27.

Entre países fora da América Latina, mesmo com a dificuldade pela data da posse - no dia 1º de janeiro - espera-se autoridades de maior peso. Entre os americanos, por exemplo, há a expectativa de que a vice-presidente Kamala Harris represente Joe Biden, mas ainda não há definição.

Janja visitou o Itamaraty acompanhada do embaixador Fernando Igreja, responsável pela organização do cerimonial da posse no Congresso, Palácio do Planalto e Itamaraty. A futura primeira-dama também divulgou a marca da posse.

Shows da Esplanada

Nesta quarta-feira, Janja esteve no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para tratar de detalhes da posse. No twiter, a futura primeira-dama publicou uma imagem com a identidade visual da posse, que será chamada de "Festival do Futuro" e escreveu:

“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O Festival do Futuro vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano. Em 01/01/23, a alegria vai tomar posse.”


Identidade visual da festa de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — Foto: O Globo


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem