Zelenskiy promete não desistir; Ucrânia diz que tropas cruzam rio

Trending

Zelenskiy promete não desistir; Ucrânia diz que tropas cruzam rio

Contraofensiva abre caminho para ataque às forças russas

Porto Velho, RO
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, prometeu que não haverá trégua na luta da Ucrânia para recuperar seu território. Kiev informou que suas tropas cruzaram grande rio, abrindo caminho para um ataque às forças de ocupação russas na região de Donbas, no Leste do país.

Refletindo a dramática mudança de impulso desde que as forças ucranianas derrotaram as tropas russas no início deste mês no Nordeste, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu sua previsão mais forte até agora de que a Ucrânia vencerá a guerra. "Eles estão derrotando a Rússia", disse Biden em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS.

A travessia do Rio Oskil é outro marco importante na contraofensiva da Ucrânia na região de Kharkiv, no Nordeste. O rio flui para o Sul no Siversky Donets, que serpenteia por Donbas, foco principal da invasão da Rússia.

Mais além fica a província de Luhansk, a base dos aliados separatistas da Rússia desde 2014 e totalmente nas mãos dos russos desde julho, após algumas das batalhas mais sangrentas da guerra.

As tropas ucranianas "atravessaram o Oskil. Desde ontem, a Ucrânia controla a margem leste", escreveram as Forças Armadas ucranianas no Telegram, na noite desse domingo (18).

As forças ucranianas varreram a região de Kharkiv este mês, depois de invadir a linha de frente, causando a fuga de milhares de soldados russos e o abandono de seus tanques e munições. Nos últimos dias, o ritmo do avanço ucraniano diminuiu novamente, mas Zelenskiy afirmou que isso ocorreu apenas porque as forças estão se consolidando e se preparando para novas ofensivas.

As rápidas perdas da Rússia nas últimas semanas abalaram uma campanha de relações públicas do Kremlin, que nunca se desviou da linha de que a "operação militar especial" está "seguindo o plano".

Oficialmente, a Rússia anunciou que está retirando algumas tropas da região de Kharkiv para se reagrupar em outros lugares. Mas as perdas estão sendo abertamente reconhecidas na televisão estatal, por comentaristas pedindo uma escalada.

O presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com líderes da China e da Índia, em uma cúpula na semana passada, e reconheceu as "preocupações" deles com o conflito, um raro aceno ao atrito com as potências asiáticas, a quem recorreu em meio a uma ruptura total com o Ocidente.

Ele menosprezou o avanço ucraniano: "As autoridades de Kiev anunciaram que lançaram e estão conduzindo uma contraofensiva ativa", disse Putin com um sorriso na cúpula de sexta-feira. "Bem, vamos ver como se desenvolve, como termina."


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem