Tufão Hinnamor deixa um desaparecido e afeta milhares na Coreia do Sul

Trending

Tufão Hinnamor deixa um desaparecido e afeta milhares na Coreia do Sul

Tempestade é uma das mais fortes a atingir o país

Porto Velho, RO
- Pelo menos uma pessoa desapareceu e milhares foram retiradas das suas casas durante a passagem do Tufão Hinnamor, um dos mais fortes a atingir a Coreia do Sul, disseram hoje (6) as autoridades.

O Hinnamor tocou a terra perto da ilha de Geoje, a sudoeste da cidade de Busan, a segunda maior do país, várias horas antes do esperado, informou a Administração Meteorológica da Coreia (KMA).

A tempestade, com ventos superiores a 140 quilômetros por hora (km), voltou ao mar depois de passar sobre a cidade costeira de Ulsan, 307 km a sudeste de Seul, cerca de duas horas depois.

As autoridades sul-coreanas disseram que o desaparecido, um homem de 25 anos, teria caído numa canalização em Ulsan.

Mais de 3,4 mil pessoas foram retiradas devido à possibilidade de inundações e deslizamentos de terra nas províncias de Jeolla Sul (sudoeste), Gyeongsang Sul e Busan (sudeste), onde mais de 20 mil habitações estão atualmente sem eletricidade.

Os ventos e dois dias de chuva forte, causados pela tempestade, afetaram meia centena de rotas de embarcações e levaram ao cancelamento de 251 voos, em 12 aeroportos sul-coreanos.

O transporte terrestre também foi afetado, com 354 ligações ferroviárias canceladas ou atrasadas e várias estradas e autoestradas em todo o país parcialmente fechadas, incluindo a olímpica de Seul, uma das principais da capital ao longo da margem sul do Rio Han.

A KMA previu que o Hinnamnor vai continuar a se deslocar para o Nordeste pelo mar do Japão, passando a cerca de 100 km a nordeste da ilha sul-coreana de Ulleung, para se aproximar, já mais fraco, da costa da província russa oriental de Primorye e da ilha japonesa de Hokkaido (norte).


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem