ONU: morte de mulher sob custódia no Irã deve ser investigada

Trending

ONU: morte de mulher sob custódia no Irã deve ser investigada

 

Mahsa Amini, de 22 anos, morreu na província do Curdistão

Porto Velho, RO
 - A comissária interina para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Nada Al-Nashif, pediu hoje investigação imparcial sobre a morte de uma mulher sob custódia policial no Irã, que entrou em coma após ser presa pela polícia da moralidade do país.

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, da província iraniana do Curdistão, provocou revolta em todo o país e protestos em várias cidades, inclusive na capital, Teerã.

A polícia disse que Amini adoeceu enquanto esperava com outras mulheres detidas pela polícia da moralidade, que impõe regras rígidas na República Islâmica exigindo que as mulheres cubram os cabelos e usem roupas folgadas em público.

Mas o pai dela tem afirmado repetidamente que a filha não tinha problemas de saúde, acrescentando que ela sofreu contusões nas pernas. Ele responsabilizou a polícia pela morte.

“A trágica morte de Mahsa Amini e as alegações de tortura e maus-tratos precisam ser investigadas prontamente, imparcialmente e efetivamente por uma autoridade independente que garanta, em particular, que sua família tenha acesso à Justiça e à verdade”, disse a comissária interina da ONU.

"As autoridades precisam parar de perseguir, assediar e deter mulheres que não cumprem as regras da hijab [vestimentas da doutrina islâmica]", acrescentou Nashif em comunicado.

Cinco pessoas morreram na região curda do Irã nessa segunda-feira, quando forças de segurança abriram fogo durante os protestos pela morte, disse um grupo de direitos humanos curdo. A Reuters não pôde verificar o relato de forma independente. Não houve confirmação oficial das mortes.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem