Na ONU, presidente da Ucrânia exige "punição justa" por crimes russos

Trending

Na ONU, presidente da Ucrânia exige "punição justa" por crimes russos

Mensagem gravada em vídeo foi transmitida na Assembleia Geral

Porto Velho, RO
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que um crime foi cometido contra sua nação e que Kiev quer "punição justa" para a Rússia.

Em um discurso gravado, Zelenskiy disse que Kiev tem um plano de cinco pontos para estabelecer a paz duradoura - mas rejeitou qualquer sugestão de que a Ucrânia deveria adotar a neutralidade.

Ele descartou qualquer proposta de paz que não seja o plano proposto pela Ucrânia.

Zelenskiy disse que suas cinco condições não negociáveis para a paz incluem incluem punição pela agressão russa, a restauração da segurança e da integridade territorial da Ucrânia e garantias de segurança.

"...Este é o primeiro item de nossa fórmula de paz. Item abrangente: punição", disse Zelenskiy, vestindo camiseta cáqui, sua marca registrada, durante o vídeo.

"Punição para o crime de agressão. Punição para violação de fronteiras e integridade territorial. Punição que deve vigorar até que a fronteira internacionalmente reconhecida seja restaurada."

Mas acrescentou: "O que NÃO está em nossa fórmula? Neutralidade. Aqueles que falam de neutralidade, quando os valores humanos e a paz estão sob ataque, querem dizer outra coisa."

Muitas delegações aplaudiram Zelenskiy de pé após seu discurso. A delegação russa permaneceu sentada.

A busca pela adesão à aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e à União Europeia está consagrada na constituição da Ucrânia. A Rússia disse, antes mesmo de iniciar sua invasão em fevereiro, que a adesão da Ucrânia à Otan era uma "linha vermelha" que não poderia ser violada.

Zelenskiy descartou "que o acordo possa acontecer em uma base diferente da fórmula de paz ucraniana. Quanto mais longe o terror russo chega, menos provável é que alguém no mundo concorde em sentar-se à mesa de negociação com eles".

A Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam as forças russas de crimes de guerra em diferentes partes do país que foram ocupadas. A Rússia nega as acusações e diz que não tem como alvo civis.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem