I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida começa no próximo dia 12

Trending

I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida começa no próximo dia 12

Evento é destinado a servidores municipais e segue até o dia 16

Porto Velho, RO
- O combate ao suicídio ganha destaque durante a campanha “Setembro Amarelo”. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho promove, de 12 a 16 desse mês, a I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida.

A ação é executada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), e destinada aos servidores de secretarias municipais e acadêmicos de psicologia.

“Nós percebemos que ainda há muitas dúvidas sobre o que fazer ou falar quando nos deparamos com pessoas que tentam contra a própria vida, porque a discussão desse tema precisa ser reforçada ao longo de todo o ano”, explica Lucas Emanuel C. de S. Florêncio, gerente da Divisão de Apoio Psicossocial.

Para isso, a jornada contará com a contribuição de agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, instituições tradicionalmente treinadas para ocorrências envolvendo tentativas de suicídio, além da presença de um médico psiquiatra, do Conselho Regional de Psicologia e um representante do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Ana Cláudia Magalhães, secretária adjunta da Semad

“O objetivo central dessa jornada é orientar nossos servidores para que eles saibam o que fazer e, ao mesmo tempo, serem multiplicadores dessas informações sobre como agir e onde buscar auxílio. São atos que podem salvar vidas”, explica a secretária adjunta da Semad, Ana Cláudia Magalhães.

Participarão dessa primeira jornada os servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Sema), de Obras (Sembob), Agricultura e Abastecimento (Semagric), de Saúde (Semusa) e de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).

“Todos anos, a Semad promove a discussão sobre o Setembro Amarelo. Em 2022, resolvemos aumentar nosso público, contemplando servidores de outras secretarias, porque temos percebido um índice expressivo de homologação de atestado psiquiátrico entre os servidores”, acrescenta a secretária adjunta.

A I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida começa no dia 12 de setembro, às 8h, no Teatro Banzeiros, Centro de Porto Velho.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem