Zelenskiy diz que acidente radioativo foi evitado por pouco em usina

Trending

Zelenskiy diz que acidente radioativo foi evitado por pouco em usina

Energia foi cortada nos dois reatores que ainda estão em funcionamento

Porto Velho, RO
- O mundo se livrou por pouco de um acidente radioativo na estação nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, nessa quinta-feira, depois que a energia foi cortada nos dois reatores que ainda estão em funcionamento na usina, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

A empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom informou que incêndios nos poços de cinzas de uma usina de carvão, perto do complexo, desconectaram os reatores da rede elétrica. A empresa culpou os "invasores" russos pela desconexão.

Zelenskiy, confirmando comentários anteriores feitos à Reuters por uma autoridade do setor de energia, disse que geradores reservas a diesel foram imediatamente acionados para garantir o fornecimento contínuo de energia. A eletricidade é usada para a refrigeração e os sistemas de segurança da usina nuclear.

"Se os geradores a diesel não tivessem ligado, se nossa equipe da estação não tivesse reagido após o apagão, já estaríamos sendo forçados a superar as consequências de um acidente radioativo", afirmou o presidente ucraniano em pronunciamento.

"A Rússia colocou a Ucrânia e todos os europeus a um passo de um desastre radioativo."

Zelenskiy pediu à Agência Internacional de Energia Atômica e outros órgãos mundiais que atuem de maneira mais rápida para forçar as tropas russas a deixar o território onde fica a usina, a maior do gênero na Europa.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem