Lideranças da rede municipal de ensino participam de fórum sobre educação empreendedora

Trending

Lideranças da rede municipal de ensino participam de fórum sobre educação empreendedora

Encontro debateu papel do empreendedorismo na grade de ensino

Porto Velho, RO -
Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Sebrae-RO realizou, na última quinta-feira (25), no Teatro Banzeiros, o “Fórum de Educação Empreendedora”, onde lideranças da comunidade escolar da rede municipal de ensino e outras personalidades da região amazônica debateram o tema.

A abertura do evento foi feita pela secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, e pelo diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida. “O evento tem como meta conectar as lideranças da Amazônia, voltar os holofotes para reconhecimento de grandes iniciativas que fomentam e desenvolvem a região através do empreendedorismo. A comunidade escolar precisa explorar a educação empreendedora despertando a construção de projetos de vida para os estudantes já nos primeiros passos da educação. A ideia é promover a oportunidade de transformação social”, comentou o superintendente.

Para a secretária da Semed, esse caminho se alinha ao projeto pedagógico colocado em ação pela Prefeitura desde a retomada das aulas presenciais. “Nossas gestoras são verdadeiras lideranças na rede municipal de ensino e a Secretaria de Educação está sempre estimulando a valorização e reconhecimento pelo seu trabalho na escola, com concursos como o Prêmio Boas Práticas para professores e, agora, o recém-lançado Prêmio Inovações na Gestão Escolar. O protagonismo empreendedor na educação, tema desse evento de hoje, pode ser aplicado nos projetos de práticas exitosas dos participantes dessas premiações”, enfatizou.

Na prática, as iniciativas empreendidas pelo Sebrae em Rondônia para desenvolver a educação empreendedora em todos os níveis buscam desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, colaborar para o desenvolvimento integral de estudantes, estimular seu protagonismo em diversas faixas etárias e oferecer soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.

A diretora da Escola de Educação Infantil Pequeno Polegar, Taliana Neves Velasque, entende que o ambiente escolar precisa estar preparado para esse momento. “As escolas precisam estar preparadas para inserir no plano de gestão o empreendedorismo. A criança tem que aprender, desde pequeno, a usar essa ferramenta, pois possibilita e abre portas para se tornar um profissional de sucesso no mercado de trabalho, tornando-se ainda um cidadão ativo na sociedade”, disse.

A programação contou com a palestra magna “A BNCC e a educação empreendedora”, proferida por Nara Liana, que é educadora e advogada, especialista em formação e desenvolvimento de recursos humanos, que propôs reflexões e insights para os participantes; a palestrante Cris Farias, master coach, psicóloga, especialista em neurolinguagem e soluções corporativas, com o tema sobre liderança; e Eva Lima, especialista em recursos humanos, consultora de empresas, instrutora e palestrante na área de gestão de pessoas, marketing, vendas e gestão de negócios, que proferiu sobre gestão de pessoas.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem